Considerando a norma padrão da Língua Portuguesa, associe as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2003413 Português
Considerando a norma padrão da Língua Portuguesa, associe as colunas indicando a alternativa que ordena, corretamente, as frases e a avaliação dos eventos de concordância e assinale a alternativa que apresente a sequência certa:
 I. Naquela região do país, não chovia faziam dez meses. II. Em alguns países é proibida a entrada de imigrantes. III. Todos os documentos seguem em anexos à procuração solicitada. IV. É proibida a entrada.
⃣   A concordância verbal está correta.  ⃣   Há um erro de concordância verbal. ⃣   Há um erro de concordância nominal. ⃣   A concordância nominal está correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Concordância Verbal e Concordância Nominal. A questão exige reconhecer, em frases, o correto ou incorreto emprego das normas que regem a harmonia entre verbo e sujeito (verbal), bem como entre substantivo e seus determinantes (nominal).

Justificativa para a alternativa correta (A):

I – “Naquela região do país, não chovia faziam dez meses.”
Erro de concordância verbal. O verbo “fazer”, indicando tempo decorrido, é impessoal e deve sempre ficar no singular, independentemente de o complemento estar no plural. Exemplo correto: “Não chovia fazia dez meses.”

II – “Em alguns países é proibida a entrada de imigrantes.”
Concordância verbal correta. O verbo “é” está no singular para concordar com o sujeito simples (“a entrada de imigrantes”), e o adjetivo “proibida” concorda com o feminino singular de “entrada”. Norma-padrão plenamente atendida.

III – “Todos os documentos seguem em anexos à procuração solicitada.”
Erro de concordância nominal. A expressão correta é “em anexo” (invariável). Portanto, o certo é: “Os documentos seguem em anexo...”. O erro está na tentativa de concordar “anexo” com “documentos”, o que a norma-padrão não recomenda.

IV – “É proibida a entrada.”
Concordância nominal correta. Concordância adequada do adjetivo “proibida” com o substantivo feminino “entrada”.

Análise das alternativas incorretas: As demais sequências (B, C e D) não mantêm a ligação correta entre as frases e seus respectivos eventos de concordância, invertendo ou misturando erros que só poderiam ser desvendados pelo conhecimento criterioso das regras acima.

Pegadinhas recorrentes: Atenção especial às expressões impessoais (“fazer” no tempo decorrido) e ao uso invariável de locuções como “em anexo”. Não se deixe iludir por concordâncias aparentes que desvirtuam a norma culta.

Gramáticas de referência: Obras como Moderna Gramática Portuguesa (Evanildo Bechara) e Nova Gramática do Português Contemporâneo (Cunha & Cintra) detalham todas as regras aqui citadas e são ótima base para revisão.

Resumo: A alternativa A está correta por ordenar adequadamente diagnóstico e classificação de cada frase quanto à concordância. Dominar essas regras diferencia o candidato atento na prova!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: II, I, III, IV.

II. Em alguns países é proibida a entrada de imigrantes. A concordância verbal está correta.

I. Naquela região do país, não chovia faziam dez meses. Há um erro de concordância verbal.

O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural.

Exemplos: Faz sete dias que não vejo minha irmã.

Faz muito calor na sala ao lado.

III. Todos os documentos seguem em anexos à procuração solicitada. Há um erro de concordância nominal.

Não existe razão para a preposição "em" na frase.

IV. É proibida a entrada. A concordância nominal está correta. 

eu pensei corretamente, na hora de marcar, marquei errado pq o enunciado bugou meu cérebro kkk

Quando a palavra anexo vai para o plural?

Lembre-se que "em anexo" não sofre flexão de gênero (feminino e masculino) e grau (singular e plural),

ao contrário de "anexo" que deve concordar com o substantivo. Veja o exemplo. Seguem anexos os currículos.

custou entender com essa ****** de enunciado

''EM ANEXO'' SEMPRE SERÁ INVARIÁVEL.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo