Observe as afirmativas a seguir, em relação ao planejamento ...
I. O planejamento é um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários para a consecução desses objetivos.
II. O planejamento intermediário está ligado aos procedimentos, detalhando as tarefas e deve estar sempre voltado à otimização dos resultados, tem caráter imediatista e, caracterizando-se por ser de curto prazo e de abrangência local.
III. O planejamento operacional é o desdobramento do planejamento estratégico em planejamentos táticos que permitem que as decisões estratégicas se traduzam em planos concretos a serem posteriormente detalhados em planos operacionais.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - apenas I está correta.
1. Tema central da questão
A questão aborda os níveis de planejamento em unidades de informação, um conceito crucial para a gestão de bibliotecas. Planejar é fundamental para garantir o bom funcionamento dos serviços, alcançar metas e promover o desenvolvimento da biblioteca no curto, médio e longo prazo.
2. Resumo teórico
O planejamento é um processo contínuo, dinâmico e sistêmico, que envolve a definição de objetivos, metas, procedimentos e recursos necessários. Segundo autores como Maximiano (2012) e as diretrizes do Sistema CFB/CRB, há diferentes níveis:
- Estratégico: visão de longo prazo, define diretrizes gerais.
- Tático (ou intermediário): médio prazo, traduz diretrizes em planos de setores.
- Operacional: curto prazo, detalha tarefas e operações.
3. Justificativa da alternativa correta
I. Correta. O item I descreve precisamente o que é o planejamento: processo contínuo, com definição de objetivos, ações, etapas e recursos.
4. Análise das alternativas incorretas
II. Incorreta. Afirma que o planejamento intermediário está ligado a procedimentos e tarefas detalhadas, o que é errado. Essa descrição corresponde ao planejamento operacional. O planejamento intermediário (ou tático) está mais voltado à gestão de setores e ao detalhamento das estratégias, não às tarefas específicas.
III. Incorreta. Afirma que o planejamento operacional é o desdobramento do estratégico em táticos, o que inverte a hierarquia. O correto é: o planejamento estratégico desdobra-se em tático e, posteriormente, em operacional. Ou seja, o tático faz a ponte entre o estratégico e o operacional.
5. Estratégias de interpretação
Leia com atenção palavras-chave como "procedimento", "detalhamento de tarefas", "abrangência", e relacione com a hierarquia dos planejamentos. Fique atento a tentativas de confundir operacional com tático (uma das pegadinhas mais comuns).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo