São conceitos verdadeiros acerca da radioterapia:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda os princípios da radiossensibilidade tecidual em Radioterapia, vital para médicos que lidam com oncologia. Avaliar a suscetibilidade dos tecidos é fundamental para planejar terapias eficazes e seguras para pacientes oncológicos.
Justificativa da alternativa correta (E):
A correta compreensão do conceito-chave está na Lei de Bergonié e Tribondeau. De acordo com essa lei, tecidos com células menos diferenciadas, alta taxa de mitose e prolongada vida celular são mais vulneráveis à radiação ionizante. Assim, os tecidos hematopoiéticos (medula óssea) e germinativos (testículos e ovários) são os mais radiossensíveis. Isso ocorre devido à alta atividade proliferativa e menor capacidade de reparo desses tecidos.
Segundo o Harrison's Principles of Internal Medicine (20ª edição, cap. 112): “Células com alta atividade proliferativa, como as hematopoéticas, apresentam maior sensibilidade aos danos induzidos pela radiação.”
Análise das alternativas incorretas:
- A) Incorreta. Doenças do colágeno e certas síndromes genéticas aumentam, não reduzem, a sensibilidade à radiação, com risco aumentado de toxicidade tardia.
- B) Parcialmente correta. O efeito indireto da radiação de fato ocorre via produção de radicais livres, mas representa a maior (e não menor) fração do efeito biológico, principalmente em tecidos ricos em água.
- C) Incorreta. Ambientes pobres em oxigênio (hipóxicos) tornam o tecido mais radioresistente. O oxigênio potencializa os danos da radiação (efeito oxigênio).
- D) Incorreta. Apesar de a radioterapia ser um tratamento local, pode haver efeitos sistêmicos em casos de irradiar grandes volumes, medula óssea, ou por by-stander effect.
Dica de prova: Atenção a termos que envolvem comparação (maior/menor), generalizações e conceitos fisiopatológicos. Palavras como “reduzem” ou “sem repercussões sistêmicas” são pistas de alternativas incorretas.
Resumo: Tecidos hematopoiéticos e germinativos são mais radiossensíveis pela biologia celular (alta taxa mitótica e baixa diferenciação), o que orienta práticas seguras na oncologia radioterápica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo