O termo “em compensação”, terceiro parágrafo, primeiro perío...
Leia o texto e responda o que se pede nos comandos da questão.
A força das palavras
Palavras assustam mais do que fatos: às vezes é assim.
Descobri isso quando as pessoas discutiam e lançavam palavras como dardos sobre a mesa de jantar. Nessa época, meus olhos mal alcançavam o tampo da mesa e o mundo dos adultos me parecia fascinante. O meu era demais limitado por horários que tinham de ser obedecidos (porque criança tinha de dormir tão cedo?), regras chatas (porque não correr descalça na chuva? por que não botar os pés em cima do sofá, por quê, por quê, por quê ...?), e a escola era um fardo (seria tão mais divertido ficar lendo debaixo das árvores no jardim de casa...).
Mas, em compensação, na escola também se brincava com palavras: lá, como em casa, havia livros, e neles as palavras eram caramelos saborosos ou pedrinhas coloridas que a gente colecionava, olhava contra a luz, revirava no céu da boca. E, às vezes, cuspia na cara de alguém de propósito para machucar (...).
A palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra seduzimos num texto; com a palavra, liquidamos - negócios, amores. Uma palavra confere o nome ao filho que nasce e ao navio que transportará vidas ou armas.
"Vá”, “Venha”, "Fique”, “Eu vou”, “Eu não sei”, “Eu quero, mas não posso”, “Eu não sou capaz”, “Sim, eu mereço” - dessa forma, marcamos as nossas escolhas, a derrota diante do nosso medo ou a vitória sobre o nosso susto. Viemos ao mundo para dar nome às coisas: dessa forma, nos tornamos senhores delas ou servos de quem as batizar antes de nós.
Fonte: Lya Luft. Ponto de Vista. Veja, 14/07/04
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Trata-se de uma questão de interpretação de texto, com foco em coesão textual e no uso de conectores de oposição.
Explicação e justificativa da alternativa correta (E — “um fardo”):
No segundo parágrafo, a autora descreve a escola de maneira negativa, usando a expressão “a escola era um fardo”, ou seja, algo pesado e desagradável em sua experiência infantil. Logo no início do próximo parágrafo, surge a construção “Mas, em compensação, na escola também se brincava com palavras...”. Observe que a expressão “em compensação” é fundamental: ela expressa contraste e oposição ao visto antes, sinalizando um aspecto positivo em oposição ao negativo anterior.
Pela norma-padrão e conforme orientações de Bechara e Cunha & Cintra, expressões como “em compensação” explicitam contrapartida e equilíbrio entre fatos opostos, gerando coesão textual. Assim, a alternativa E, que remete à visão negativa da escola no trecho anterior, é a resposta correta ao ser contrastada com o conteúdo seguinte.
Análise das alternativas incorretas:
- A) “os pés”: Apenas menciona parte das proibições sofridas; não sintetiza a ideia de oposição central feita pela locução “em compensação”.
- B) “caramelos saborosos”: Refere-se ao prazer com palavras, já citado após o conectivo, não ao problema que é contraposto.
- C) “pedrinhas coloridas”: Também diz respeito ao momento positivo e ao brincar, não à visão negativa do parágrafo anterior.
- D) “lendo debaixo das árvores”: Aparece como um desejo da narradora, não como oposição à escola ser um fardo.
Orientação estratégica: Em questões desse tipo, identifique sempre expressões que indicam oposição (“mas”, “porém”, “em compensação”, entre outros) e busque no texto o elemento anterior a ser contrastado. Atenção a palavras conectivas e à lógica dos parágrafos!
Referência: Segundo Evanildo Bechara, “a coesão textual é construída a partir de relações explícitas de contraste, adição, causa ou consequência, realizadas por conectores”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA E
E a escola era um fardo (seria tão mais divertido ficar lendo debaixo das árvores no jardim de casa...). Mas, em compensação, na escola também se brincava com palavras.
>>> Vemos a conjunção adversativa "mas", marcando uma oposição entre uma parte negativa da escola e logo após salientando que também se brincava na escola e ela não era somente um fardo.
Força, guerreiros(as)!!
e-
é a unica opção com conotacao negativa, o que semanticamente se relaciona ao paragrafo seguinte em uma relacao de oposicao. há “um fardo”, Mas, em compensação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo