O emprego do acento grave indicador de crase diante dos núm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624099 Português

Texto para responder à questão.


Recado ao senhor 903


    Vizinho,

    Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclama contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a leste pelo 1005, a oeste pelo 1001, ao sul pelo oceano Atlântico, ao norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos; apenas eu e o oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21:45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 horas às 7 pois às 8:15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada; e reconheço que ela só pode ser tolerável quando o número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhes desculpas – e prometo silêncio.

     … Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: “Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou”. E o outro respondesse: “Entra vizinho, e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamostodos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela”.

    E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.


(Rubem Braga.)





O emprego do acento grave indicador de crase diante dos números indicando a hora como visto no texto é obrigatório; indique a seguir o uso INDEVIDO do acento grave.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Uso da Crase

A questão avalia o reconhecimento das regras normativas da crase, especialmente sua aplicação diante de numerais que indicam horas, expressões femininas e preposições.

Regra-chave:
Segundo a norma-padrão, crase é a fusão da preposição "a" com o artigo feminino "a(s)". Portanto, ocorre a crase quando há:

  • Preposição "a" + artigo feminino "a(s)"
  • Exemplo: “Chegarei à escola às 8 horas.”

Crase antes de horas exatas: É obrigatória (Ex.: “Às 16h o jogo começa.”).

Após a preposição "até": O uso é facultativo. Pode-se usar: “Até as 15h” ou “Até às 15h”.

Justificativa da alternativa correta (A):
A alternativa A traz “Até às 15h estaremos no local determinado”.
Nesse caso, após "até", a crase é facultativa: ambas “Até as 15h” e “Até às 15h” estão corretas (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa e Cunha & Cintra, Nova Gramática). Portanto, seu uso não é indevido, contrariando o enunciado da questão. Contudo, é a única alternativa que permite essa discussão, marcando o gabarito por exclusão.

Análise das alternativas incorretas:

B) "Ele dirigiu a palavra às duas moças..."
Correta: o verbo "dirigir" exige preposição "a" e "moças" está acompanhado do artigo “as”, formando a crase.

C) "Às 16h começou a partida..."
Correta: uso obrigatório da crase antes de hora exata.

D) "Fomos à confraternização..."
Correta: verbo “ir” exige “a”, e “confraternização” é feminino, portanto há crase.

Pegadinha: Em provas, cuidado com a preposição “até” antes de horas: observe se a banca permite ambos os usos. A dúvida é frequente, por isso conheça manuais e as principais gramáticas (cite Bechara, Cunha & Cintra).

Resumo para repetir em provas:

  • Crase antes de horas = obrigatória
  • Crase após "até" + hora feminina = facultativa
  • Cuidado: não ocorre crase antes de palavras masculinas ou verbos.

Ficou claro? Pratique, pois a crase é cobrada constantemente!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab : A

quando as horas estiverem antecedidas das preposições para, desde e até, naturalmente o artigo não receberá o acento indicador de crase.

essa regra é bastante importante para concursos.

A questão quer saber qual alternativa possui erro do acento grave, ou seja, no que diz respeito à crase. Vejamos o conceito de crase e logo adentraremos na resolução.

"Emprega-se o acento grave nos casos de crase e aqueles indicados em emprego do à acentuado.

1.º) Na contração da preposição a com as formas femininas do artigo o ou pronome demonstrativo o: à (de a+a), às (de a+as).

2.º) Na contração da preposição a com o a inicial dos demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, e aquilo ou ainda da mesma preposição com compostos aqueloutro e suas flexões: àquele(s), àquela(s), àquilo, àqueloutro(s), àqueloutras(s).

3.º) Na contração da preposição a com os pronomes relativos a qual, as quais: à qual, às quais."

Analisaremos agora cada alternativa. Vejamos:

a) Até às 15h estaremos no local determinado.

Incorreta. Pode usar crase antes de horas ( a preposição até admite o uso da crase). Esta preposição indica o limite, o termo de movimento, e, acompanhando substantivo com artigo (definido ou indefinido) pode vir ou não seguida da preposição a. A banca entendeu não ser possível usar crase após a preposição ATÉ. Becharra em sua Moderna Gramática da Língua Portuguesa afirma ser facultativa.

A banca se baseou na bibliografia : KOCH, I. V.; VILELA, M. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Coimbra: Almedina, 2001. Essa gramática de forma minoritária não aceita crase junto à preposição ATÉ.

b) Ele dirigiu a palavra às duas moças que estavam ali.

Correta. Ele dirigiu a palavra aos dois homens/ ele dirigiu a palavra à duas moças ( admite o emprego da crase e isso foi comprovado pela troca do substantivo feminino pelo masculino.

c) Às 16h começou a partida de futebol mais esperada do ano.

Correta. Usa- se crase antes de hora.

d) Fomos à confraternização como o objetivo de nos encontrarmos pela última vez.

Correta. O verbo "ir" rege preposição "a" e o substantivo feminino "confraternização" aceita o artigo definido "a", senso assim ocorre a junção entre as vogais idênticas (A+ A= À)

Referência bibliográfica: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

GABARITO: A

Acertei por exclusão,mas acabei de responder uma questão que considerava ok o uso de ATÉ antes de horas.

Fui pesquisar em sites e um deles afirmou que era proibido e o outro site disse que era facultativo.

É difícil em!

depende da banca, mas a maioria considera como facultativo.

BIZONHA

A maioria entende que é facultativo.

'Depois da considerada locução prepositiva até a

– Vá até a geladeira e pegue um pedaço de torta para seus avós. (até + a)

– Vá até à geladeira e pegue um pedaço de torta para seus avós. (até a + a)"

F. Pestana.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo