Com base no terceiro parágrafo do texto acima, escolha a ún...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão avalia competências de interpretação de texto, análise sintática (sujeito), coesão referencial e pontuação pela norma-padrão do Português. Trata-se de reconhecer sujeitos verbais, funções de vírgula, emprego de pronomes e travessões em um trecho específico do texto.
Justificativa da alternativa B (incorreta):
A alternativa B afirma que o sujeito dos verbos “organizam” e “juntam” é “gangues, bando ou máfias”. Isso está errado. No trecho: “Às vezes, os criminosos – assaltantes, bandidos, aventureiros, sequestradores de cargas, vândalos, arruaceiros, salteadores, piratas, gangsters, indivíduos fora da lei – se organizam ou se juntam em gangues, bando ou máfias...”, o sujeito dos dois verbos é “os criminosos” (núcleo do sujeito), não as gangues, bando ou máfias, que são objetos da preposição.
Segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o sujeito é o termo sobre o qual se declara algo. Os verbos “se organizam” e “se juntam” indicam a ação praticada pelos “criminosos”. Portanto, a alternativa B é a INCORRETA.
Análise das alternativas corretas:
A) Correta. Os travessões isolam um aposto (“assaltantes, bandidos...”); por norma, podem ser substituídos por vírgulas ou parênteses (Bechara; Manual de Redação da Presidência).
C) Correta. A vírgula separa a oração coordenada da principal: “Quando essas organizações se tornam suficientemente grandes, podem ficar parecidas com verdadeiros exércitos...”. Neste caso, a vírgula é obrigatória para separar uma oração subordinada adverbial anteposta (Bechara).
D) Correta. O pronome demonstrativo “estes” retoma “verdadeiros exércitos”, funcionando como elemento de coesão referencial (Cunha & Cintra).
E) Correta. O sujeito do primeiro período é realmente “Os exércitos de criminosos”. Identificar o núcleo do sujeito é essencial para interpretar corretamente a frase.
Dica de prova: Sempre isole o sujeito e o verbo para reconhecer a quem pertence a ação, e observe quem pratica o verbo. Leia com atenção para evitar interferência de termos intercalados por vírgulas, travessões ou parênteses – típicas pegadinhas em provas.
Conclusão:
Alternativa B é INCORRETA, pois identifica erroneamente o sujeito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O sujeito dos verbos “organizam” e “juntam”, segundo período, é os criminosos.
Só eu achei que a letra A tmbém está incorreta?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo