Jonas, Vereador no Município Sigma, solicitou que sua assess...
A assessoria de Jonas, à luz dos balizamentos estabelecidos pela Constituição da República, respondeu corretamente que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o processo legislativo no âmbito municipal, especificamente a respeito da iniciativa de projeto de lei para fixar a sistemática de subsídios para servidores públicos.
O tema central aqui é o princípio da iniciativa legislativa, que determina quem tem a competência para propor determinados tipos de projetos de lei. Na esfera municipal, essa competência pode ser atribuída ao prefeito ou, em alguns casos, aos vereadores. Contudo, quando falamos sobre a fixação de subsídios de servidores públicos, a Constituição Federal, em seu artigo 61, trata das competências de iniciativa privativa do chefe do Executivo.
Vamos agora examinar a alternativa correta e as incorretas:
Alternativa A - Correta: A alternativa afirma que o projeto de lei alvitrado por Jonas, embora compatível com a ordem constitucional, só pode ser apresentado pelo Prefeito Municipal. Isso está correto porque a iniciativa para fixação de subsídios de servidores públicos é uma competência privativa do chefe do Executivo, conforme o princípio da separação dos poderes.
Alternativa B - Incorreta: A afirmação de que a sistemática de subsídios só pode ser aplicada a agentes políticos não está correta. A Constituição permite a aplicação de subsídios a servidores públicos, mas a sua fixação deve seguir as competências estabelecidas.
Alternativa C - Incorreta: Esta opção sugere que todos os servidores podem ser remunerados por subsídios em parcela única, o que não é preciso. Subsídios em parcela única são aplicáveis a agentes políticos e algumas carreiras específicas, mas não a todos os servidores indiscriminadamente.
Alternativa D - Incorreta: A afirmação de que a sistemática de subsídios pode coexistir com gratificações e adicionais contraria o conceito de subsídio, que é um valor fixo sem acréscimos de adicionais ou gratificações, exceto quando expressamente previstos por lei.
Alternativa E - Incorreta: A ideia de que o vereador poderia propor um projeto por se tratar de uma norma-quadro não se sustenta, pois, apesar de definir sistemática, a competência para proposta de subsídios segue atribuída ao chefe do Executivo.
Um exemplo prático para ajudar na compreensão: imagine que o prefeito de um município deseje reestruturar as remunerações dos servidores públicos municipais. Ele deve propor um projeto de lei para a câmara municipal, pois a iniciativa de fixação de subsídios é de competência exclusiva do chefe do Executivo, não dos vereadores.
Para resolver questões como essa, é fundamental entender as competências legislativas e as atribuições de cada poder, conforme estabelecido na Constituição Federal. Fique sempre atento às palavras-chave que indicam a iniciativa de leis, como "fixação", "subsídios" e "competência privativa".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pra responder a questão é preciso saber que:
- Servidores públicos municipais alcançados pelos institutos da progressão e da promoção funcional são justamente os servidores organizados em carreira;
- A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada por subsídio;
- É do chefe do Poder Executivo a iniciativa de lei para dispor sobre o sistema de remuneração dos servidores públicos.
Art. 34, da Constituição:
§4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.
§ 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º.
Logo, o projeto de lei alvitrado por Jonas é, de fato, compatível com a ordem constitucional, porém somente poderia ser apresentado pelo Prefeito Municipal. Alternativa A.
Como eu não lembrei disso antes, marquei a letra B. Errei, fui menina.
Sobre remuneração dos servidores, somente o Poder Executivo pode apresentar projeto de lei
Sobre a letra "C"
Para HELY LOPES MEIRELLES, estão excluídas do conceito de subsídio as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei, desde que tais observem os princípios constitucionais de legalidade, razoabilidade e moralidade, “sob pena de caracterizarem inaceitável fraude aos limites remuneratórios e ao conceito constitucional de subsídio, a ser repelida pelo Poder Judiciário no exame de constitucionalidade, direto (concentrado) ou incidental (difuso), da lei que as instituírem.”
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo brasileiro. 37. ed. São Paulo: Malheiros, 2011, p. 526.
ADENDO:
EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. BÔNUS DE EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE NA ATIVIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA E DA AUDITORIA-FISCAL DO TRABALHO. LEI FEDERAL 13.464, DE 2017. SISTEMA REMUNERATÓRIO CONSTITUCIONAL DE SUBSÍDIO. RESERVA LEGAL ABSOLUTA NA FIXAÇÃO E ALTERAÇÃO DA REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS. VEDAÇÃO À VINCULAÇÃO E À EQUIPARAÇÃO DE ESPÉCIES REMUNERATÓRIAS. 1. A instituição do Bônus de Eficiência e Produtividade na Atividade Tributária e Aduaneira e da Auditoria-fiscal do Trabalho não ofende o regime constitucional de remuneração por subsídio. As carreiras a que se destinam exerceram opção constitucional por remuneração sob a sistemática de vencimentos (Art. 39, § 8º da CF/88). 2. O Bônus de Eficiência não macula a exigência constitucional de lei específica a fixar e alterar a remuneração dos servidores públicos (Art. 37, X da CF/88). Legislação própria fixa o limite mínimo (vencimentos), enquanto a Lei 13.464/2017 ressalta a observância do teto remuneratório do funcionalismo. A remuneração por desempenho encontra suas balizas, seu intervalo, satisfatoriamente previstas em lei formal e se amolda ao respaldo constitucional do princípio da eficiência (Art. 37, caput c/c Art. 39, § 7º da CF/88). 3. Não ofende a regra constitucional de vedação à vinculação ou à equiparação de remuneração de servidores públicos (Art. 37, XIII da CF/88) o incremento salarial condicionado à satisfação de indicadores de desempenho e metas estabelecidos nos objetivos ou no planejamento estratégico dos órgãos a que vinculados os servidores. Precedentes da Corte. Distinções. 4. Ação Direta de Inconstitucionalidade julgada improcedente.
(ADI 6562, Relator(a): GILMAR MENDES, Tribunal Pleno, julgado em 09-03-2022, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-059 DIVULG 28-03-2022 PUBLIC 29-03-2022)
Nos subsídios, é vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. No entanto, é cabível instituição de bônus de eficiência e produtividade por lei.
CF/88, art. 61, § 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
II - disponham sobre:
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
Tema 686 - STF: I - Há reserva de iniciativa do Chefe do Poder Executivo para edição de normas que alterem o padrão remuneratório dos servidores públicos (art. 61, § 1º, II, a, da CF); II - São formalmente inconstitucionais emendas parlamentares que impliquem aumento de despesa em projeto de lei de iniciativa reservada do Chefe do Poder Executivo (art. 63, I, da CF).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo