Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2896073 Arquivologia

Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração.

( ) A digitalização é largamente aplicada nos arquivos e faz uso dos documentos escaneados para efeito de prova administrativa.

( ) Documentos digitalizados são aqueles produzidos, tramitados e armazenados em meio eletrônico.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em que mundo isso?

A última afirmativa é falsa!

Documento digitalizado é a representação digital de um documento produzido em outro formato (físico) e que, por meio da digitalização, foi convertido para o formato digital.



(V) Os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro processo adequado que assegure a sua desintegração.

Essa afirmativa é verdadeira. A Lei 5.433/1968 e o Decreto 1.799/1996 estabelecem as diretrizes para a microfilmagem de documentos. Eles permitem que documentos originais, após serem microfilmados, possam ser eliminados conforme decisão de autoridade competente, garantindo que o processo de eliminação assegure a desintegração e impossibilidade de reconstrução dos documentos.

(V) A digitalização é largamente aplicada nos arquivos e faz uso dos documentos escaneados para efeito de prova administrativa.

Essa afirmativa também é verdadeira. A digitalização é um processo amplamente utilizado nos arquivos para a conversão de documentos físicos em arquivos digitais. A Lei 12.682/2012, conhecida como Lei de Digitalização de Documentos, prevê que os documentos digitalizados têm valor jurídico-administrativo, possibilitando seu uso como prova em processos administrativos.

(V) Documentos digitalizados são aqueles produzidos, tramitados e armazenados em meio eletrônico.

Essa afirmativa é verdadeira. Documentos digitalizados são aqueles que foram convertidos do formato físico para o eletrônico por meio de um processo de escaneamento. Esses documentos digitalizados são armazenados, gerenciados e tramitados eletronicamente, facilitando o acesso e a preservação de informações

A incineração é um meio de eliminação que não é mais recomendado por poluir o meio ambiente.

Acho que vou fazer essa questão um milhão de vezes e vou errar todas.

A ASSETIVA III cabe discusão, pois segundo o DBTA, digitalização é: Processo de conversão de um documento documento para o formato formato digital por meio de dispositivo apropriado, como um escâner. Ou seja, o documento não é produzido por meio eletrônico, mas sim, convertido em formato digital.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo