Na notação BPM v 2.0, um elemento gráfico do tipo gateway é ...
As representações gráficas dos gateways exclusivos e paralelos são, respectivamente,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na modelagem de processos, os gateways são usados para controlar o fluxo de processos e representam decisões dentro do processo. Os diferentes tipos de gateways em BPMN (Business Process Model and Notation) incluem gateways exclusivos, inclusivos, paralelos e de eventos. Em que:
Gateway Exclusivo: Este tipo de gateway é usado quando se tem apenas um caminho a ser seguido a partir de várias opções possíveis, ou seja, a decisão é exclusiva. É representado por um losango vazio ou um X no centro.
Gateway Inclusivo: Este tipo de gateway permite que vários caminhos sejam seguidos simultaneamente, a partir de uma decisão. Cada caminho é avaliado independentemente e todos os caminhos cujas condições são atendidas são tomados. Ele é representado por um losango com um círculo no centro.
Gateway Paralelo: Este tipo de gateway é usado para dividir um caminho de processo em vários caminhos que são executados em paralelo, sem qualquer condicional. Ele não é usado para tomar decisões, mas para criar atividades simultâneas. É representado por um losango com um símbolo de mais (+) no centro.
Gateway Baseado em Eventos ou Gateway Exclusivo: é uma construção especial que representa um ponto de ramificação onde o fluxo de processo se divide com base em eventos que ocorrem, em vez de condições avaliadas. O Gateway de Evento Exclusivo é utilizado quando um processo precisa esperar por um de vários possíveis eventos antes de prosseguir. Uma vez que um desses eventos acontece, o fluxo continua por esse caminho específico e os outros caminhos são ignorados.
É exclusivo porque apenas um dos eventos pode ser acionado para determinar o caminho a seguir.
É representado por um diamante. Dentro do diamante, há um círculo, que indica que o gateway é baseado em eventos.
A combinação do diamante com o círculo no interior distingue claramente o Gateway Exclusivo de outros tipos de gateways em BPMN.
A seleção do tipo de gateway apropriado depende do cenário específico de decisão ou controle de fluxo que você está modelando.
Podemos concluir que a alternativa “B" é a correta.
GABARITO:B
Referência:
OMG (2011). "Business Process Model and Notation (BPMN) Version 2.0". Object Management Group. [Online] Disponível em: https://www.omg.org/spec/BPMN/2.0/PDF (Acessado em: 13 de julho de 2023).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
Segue o poster em alta resolução, excelente pra quem quer aprender BPMN
http://www.bpmb.de/images/BPMN2_0_Poster_PT.pdf
Os gateways exclusivos (Exclusive Gateway) e paralelos (Parallel Gateway) são representados graficamente da seguinte forma:
Gateway Exclusivo (Exclusive Gateway): Representado por um losango com um "X" dentro.
Gateway Paralelo (Parallel Gateway): Representado por um losango com um sinal de mais "+" dentro.
Em BPMN, os gateways são utilizados para criar divisões (fork) de um fluxo em múltiplos caminhos ou para sincronizá-los (join), fazendo com que caminhos paralelos ou alternativos voltem a seguir na mesma trilha a partir de um determinado ponto.
- Gateway Exclusivo (símbolo: X)
Funciona como uma porta “XOR” cuja definição do próximo passo se dá por uma regra baseada em dados. Ou isso... ou aquilo. Só pode ter um dos caminhos, excluindo o restante.
- Gateway Paralelo (símbolo: +)
O gateway paralelo funciona como uma porta lógica “E”. A partir daquele ponto, TODAS as saídas seguirão em paralelo.
- Gateway Inclusivo (símbolo: O)
O gateway inclusivo funciona como uma porta lógica “OR”, também baseado em dados. Os caminhos cujas regras sejam verdadeiras para cada caso, podendo ser uma ou mais.
- Gateway Baseado em Eventos (símbolo: ⬠)
O que determinará a sequência do fluxo é a ocorrência de um evento. Próximos passos dependem de eventos distintos: por exemplo – a chegada de uma mensagem OU uma condição que se torne verdadeira OU um determinado prazo atingido. O primeiro evento a ocorrer será o que dará sequência no fluxo do processo.
https://blog.iprocess.com.br/2021/05/diferencas-entre-os-gateways-de-bpmn-com-animacoes/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo