Homem de 55 anos apresenta obesidade centrípeta, estrias em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243601 Medicina
Homem de 55 anos apresenta obesidade centrípeta, estrias em parede abdominal, depressão e pressão arterial de 170 x 110 mmHg. Nos exames de sangue evidenciou- se Hb glicada de 9,2%, potássio de 2,6 mEq/L e ACTH extremamente aumentado, que não foi suprimido com dose alta de dexametasona. Para adotar a conduta terapêutica mais adequada deve-se realizar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Esta questão aborda a Síndrome de Cushing ACTH-dependente, com ênfase na investigação etiológica frente a quadro clínico-laboratorial sugestivo de secreção ectópica de ACTH. Isso exige do candidato capacidade de identificar os principais sinais dessa condição e, com base em protocolos, adotar a melhor conduta diagnóstica inicial.

Explicação e justificativa da alternativa correta (A):

O paciente apresenta obesidade centrípeta, estrias violáceas, hipertensão grave, hiperglicemia importante (HbA1c 9,2%) e hipocalemia (2,6 mEq/L), achados típicos do hipercortisolismo de instalação rápida e grave, usual na secreção ectópica de ACTH. O fato de o ACTH estar "extremamente aumentado" e não suprimir com dose alta de dexametasona reforça o diagnóstico de Síndrome de Cushing por produção ectópica de ACTH.

Segundo o Manual MSD: "Se as concentrações de ACTH forem detectáveis, os testes provocativos auxiliam a diferenciar a doença de Cushing da secreção ectópica de ACTH, que é mais rara." Os tumores secretores ectópicos mais frequentes encontram-se nos pulmões (carcinoide brônquico e carcinoma pulmonar de pequenas células). Por isso, a tomografia computadorizada de tórax é imprescindível na investigação para localizar a fonte do ACTH, definindo condutas terapêuticas certeiras.

Análise crítica das alternativas incorretas:

B) Ressonância magnética de sela túrcica: Indicada quando se suspeita de doença de Cushing hipofisária. Entretanto, ACTH bem elevado e ausência de supressão com dexametasona alta dose afastam essa hipótese.

C) Tomografia de abdome: Útil no hipercortisolismo ACTH-independente (tumores adrenais). Aqui, o problema é ACTH-dependente. TC de abdome só seria útil, secundariamente, se a TC de tórax não identificasse a lesão.

D) Investigação de hipercortisolismo factício: O uso exógeno de glicocorticoides inibe o eixo HHA, levando a ACTH baixo — portanto, incongruente com o quadro apresentado.

E) Dosagem noturna de cortisol salivar: Fundamental no rastreio inicial do hipercortisolismo, mas inaplicável na definição etiológica após a confirmação laboratorial.

Estratégia para concursos: Atenção à sequência diagnóstica pós-confirmação do hipercortisolismo: ACTH alto, insensibilidade à dexametasona (dose alta) e sinais graves apontam para produção ectópica, exigindo investigação com TC de tórax.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo