A Conferência de Saúde reúne-se com a representação dos vár...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3573292 Saúde Pública
A Conferência de Saúde reúne-se com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo. Assinale a alternativa que apresenta a periodicidade dessas reuniões. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - A cada 4 anos.

Tema central da questão:

Esta questão aborda a periodicidade das Conferências de Saúde, que são espaços democráticos fundamentais para a participação da sociedade na formulação de políticas públicas em saúde no Brasil. Saber a frequência correta com que essas conferências devem ocorrer é essencial para profissionais que atuam ou pretendem atuar no SUS.

Resumo teórico:

As Conferências de Saúde são previstas na Lei nº 8.142/1990 e têm como objetivo avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Elas devem ser realizadas a cada 4 anos, com a participação de representantes do governo, profissionais de saúde, prestadores de serviços e usuários.

Essas conferências ocorrem em níveis municipal, estadual e nacional, promovendo a gestão participativa do SUS. O resultado dessas reuniões serve de base para a elaboração dos planos de saúde dos respectivos entes federativos.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa B está correta porque, segundo o art. 1º da Lei nº 8.142/1990, as Conferências de Saúde devem ser realizadas a cada 4 anos, convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde correspondente.

Análise das alternativas incorretas:

A - A cada 5 anos: Errado. Não há previsão legal para conferências a cada 5 anos.
C - A cada 2 anos: Errado. Essa periodicidade é equivocada; vale para algumas conferências setoriais, mas não para a de Saúde.
D - Anualmente: Errado. Não existe obrigatoriedade de conferência anual; o correto é quatro em quatro anos.

Dicas para interpretação e resolução:

Fique atento a palavras-chave como "periodicidade" e à referência à Legislação do SUS. Ao estudar temas de políticas públicas, consulte sempre as leis específicas para evitar pegadinhas comuns, como datas e prazos trocados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo