A área da tecnologia assistiva se destina especificamente à ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como recurso da Tecnologia Assistiva na promoção da comunicação para pessoas com dificuldades de fala e escrita funcional.
Conceito Essencial: A CAA é um conjunto de estratégias, métodos e recursos que visa ampliar ou substituir a comunicação oral e/ou escrita, permitindo a usuários expressar suas necessidades, ideias e sentimentos.
Justificativa da Alternativa CORRETA (E):
Cadernos com exercícios de caligrafia NÃO são considerados recursos de CAA. Esses cadernos são utilizados para desenvolver a escrita manual, focando em habilidades motoras e grafo-motoras, não em alternativas comunicacionais para pessoas sem fala ou com dificuldade funcional de escrita. O objetivo da CAA é justamente possibilitar que o indivíduo comunique-se mesmo sem a capacidade de realizar a escrita convencional ou verbalização.
Análise das Alternativas Incorretas:
A) Cartões ou pranchas de comunicação por símbolos ou pictogramas: amplamente utilizados para permitir comunicação a partir de imagens, característica clássica da CAA.
B) Pranchas alfabéticas e de palavras: permitem selecionar letras ou palavras, facilitando a formação de frases – extremamente comuns em CAA.
C) Vocalizadores por meio de software específico: dispositivos/softwares que transformam texto ou símbolos em fala artificial – outro recurso típico.
D) Organização de textos que mesclam desenhos, símbolos e palavras: integração de múltiplos recursos visuais para facilitar a comunicação e compreensão, condizente com princípios da CAA.
Como resolver a questão: Foque sempre no objetivo do recurso descrito: se for facilitar a comunicação para quem não fala/escreve funcionalmente, é CAA; se não, descarte como alternativa de CAA. Palavras-chave como "pranchas", "pictogramas", "software de vocalização", "símbolos" são indicativos de recursos de CAA. Cuidado com pegadinhas: itens que trabalham habilidades motoras (caligrafia, motricidade fina) não são CAA.
Referência teórica: Segundo o Ministério da Saúde e autores como Glatz (2012), recursos de CAA devem priorizar a função comunicativa, não apenas o treino da escrita manual.
Conclusão: A alternativa correta é a letra E, pois cadernos de caligrafia não atendem ao propósito central da CAA.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo