Sobre as mudanças provocadas pela globalização da produção ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q464836 Serviço Social
Sobre as mudanças provocadas pela globalização da produção e dos mercados, em conformidade com IAMAMOTO, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as mudanças provocadas pela globalização da produção e dos mercados, segundo IAMAMOTO. O tema central é entender como a globalização impacta o trabalho e a distribuição de riquezas mundialmente, conceitos fundamentais na área de Serviço Social.

Alternativa Correta: D

A assertiva D afirma que a produção se torna um trabalho cada vez mais coletivo, enquanto a distribuição da riqueza continua desigual entre grupos e classes sociais, algo que é influenciado por ações dos Estados e governos. Este cenário reflete a crítica de Iamamoto sobre a globalização: enquanto há um esforço conjunto para a produção, os benefícios não são igualmente partilhados. A ação estatal visa mitigar estas desigualdades, mas ainda é um desafio significativo.

Essa interpretação alinha-se com a análise de que a globalização tem potencializado a interdependência econômica, mas também a desigualdade social, conforme discutido em diversas obras sobre economia global e justiça social.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - "O trabalho torna-se cada vez menos social, e a produção de seus frutos é igualmente compartilhada." Esta afirmação é incorreta. Na realidade, o trabalho tem se tornado mais social e interdependente, mas a distribuição dos frutos não é equitativa devido à concentração de renda.

B - "Diante da globalização, é cada vez mais centralizada a produção em um território, fortalecendo as economias nacionais." Esta alternativa não corresponde à realidade. A globalização descentraliza a produção através de cadeias globais de valor, dispersando atividades produtivas internacionalmente, o que pode enfraquecer economias nacionais ao invés de fortalecê-las.

C - "A distribuição da riqueza entre os grupos e classes sociais nos vários países é cada vez mais paritária, face à interferência do Estado e dos governos." Essa afirmação é incorreta, pois a desigualdade continua a ser uma questão grave, mesmo com a intervenção estatal. As políticas públicas enfrentam desafios significativos em alcançar uma distribuição verdadeiramente equitativa.

Para resolver questões como essa, é importante compreender o impacto da globalização mediante a intercessão de práticas econômicas e sociais, além do papel que o Estado desempenha nesses processos. Ao estudar, concentre-se em como as teorias sociológicas e econômicas descrevem a evolução das dinâmicas de produção e distribuição de riquezas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A produção é fruto de um trabalho cada vez mais coletivo, contrastando com a desigual distribuição da riqueza entre grupos e classes sociais nos vários países, o que sofre a decisiva interferência da ação do Estado e dos governos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo