O condicionamento operante na perspectiva behaviorista tem c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624261 Psicologia
O condicionamento operante na perspectiva behaviorista tem como um de seus pressupostos que o comportamento se modifica não em razão de seus antecedentes, mas de suas consequências sobre o ambiente. Alguns autores considerados neo-behavioristas se destacaram e, nesse sentido, assinale o autor que trouxe o conceito da Lei do Efeito:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Thorndike

Tema central da questão: Este item trata do condicionamento operante na perspectiva behaviorista, com foco em identificar o autor que propôs a Lei do Efeito. Para responder, é necessário reconhecer os principais nomes e conceitos associados ao behaviorismo e ao estudo do comportamento.

Resumo teórico:
O behaviorismo é uma abordagem da psicologia que estuda o comportamento observável. Uma de suas principais vertentes é o condicionamento, que pode ser classificado em clássico (Pavlov) e operante (Skinner). No entanto, antes de Skinner, Edward L. Thorndike já havia proposto a Lei do Efeito, que estabelece que comportamentos seguidos de consequências satisfatórias tendem a se repetir, enquanto aqueles seguidos de consequências desagradáveis tendem a ser suprimidos. Esse conceito foi fundamental para o desenvolvimento posterior do condicionamento operante. (Fonte: Matos, M. E. (1997). Behaviorismo e Psicologia Experimental.)

Justificativa da alternativa correta:
Thorndike foi o psicólogo responsável por formular a Lei do Efeito, após realizar experimentos com gatos em caixas-problema. Seu trabalho mostrou que as ações seguidas de resultados positivos eram fortalecidas, conceito essencial para a compreensão do condicionamento comportamental.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Watson: Fundador do behaviorismo clássico, destacou-se pela ênfase no estudo do comportamento observável, mas não propôs a Lei do Efeito.
  • B - Mowrer: Conhecido por estudos sobre aprendizagem e medo, especialmente na teoria da aprendizagem de dois fatores, mas não relacionado à Lei do Efeito.
  • D - Skinner: Criador do condicionamento operante, desenvolveu conceitos como reforço e punição, mas baseou-se na Lei do Efeito de Thorndike para construir sua teoria.

Estrategias para interpretação: Fique atento ao comando da questão: “autor que trouxe o conceito da Lei do Efeito”. Evite confundir nomes famosos do behaviorismo com suas respectivas contribuições, pois é comum aparecerem “pegadinhas” associando Skinner ao termo, já que ele popularizou o condicionamento operante, mas o conceito específico da Lei do Efeito é de Thorndike.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo