Julgue o próximo item, relativos a redes de computadores. ...
O protocolo HTTP é utilizado para transferência de emails entre servidores de correio eletrônico e clientes de email.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Errado
1. Tema central da questão
Esta questão aborda o protocolo HTTP e seu uso correto dentro das redes de computadores, mais especificamente na transferência de e-mails entre servidores e clientes de e-mail.
2. Resumo teórico
HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação utilizado principalmente para transferência de páginas web (conteúdo HTML, imagens e outros arquivos) entre navegadores e servidores web. Ele não é o protocolo padrão para envio ou recebimento de e-mails.
Os protocolos padrão para correio eletrônico são:
- SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): usado para envio de e-mails entre servidores e do cliente para o servidor.
- POP3 (Post Office Protocol 3): utilizado para receber e-mails, baixando-os do servidor para o cliente.
- IMAP (Internet Message Access Protocol): possibilita acessar e gerenciar e-mails diretamente no servidor.
Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) - Cartilha de Segurança para Internet
3. Justificativa da alternativa correta
A afirmativa está errada porque o HTTP não é utilizado para transferência de e-mails entre servidores de correio e clientes. Ele pode até ser usado para acessar webmails (como Gmail ou Outlook Web), porém, nesses casos, o e-mail já foi transferido internamente via SMTP, POP3 ou IMAP e só então é exibido por HTTP no navegador. Ou seja, HTTP não realiza a transferência propriamente dita.
4. Estratégias para interpretação
Ao ler questões desse tipo, fique atento a palavras que indicam função do protocolo. Sempre relacione o nome do protocolo à função para a qual ele foi projetado:
- HTTP: páginas web
- SMTP, POP3, IMAP: serviços de e-mail
Quando a questão mistura funções (como HTTP enviando e-mails), desconfie de pegadinhas! Busque sempre lembrar a função primordial de cada protocolo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- O HTTP é um protocolo SEM ESTADO (statless), não estabelece comunicação nenhuma, a comunicação será estabelecida pelo SMTP com a utilização do TCP.
(CESPE/2024) O protocolo HTTP funciona na camada de aplicação do protocolo TCP/IP, sendo capaz de fornecer acesso a páginas web e de também enviar e receber emails, estabelecendo comunicação com servidores de email. (E)
(CESPE/2011) O protocolo http permite o envio e o recebimento de mensagens de correio eletrônico por meio do serviço de webmail, ou seja, de correio eletrônico via www. (E)
Atenção!
Essa questão aqui foi considerada certa:
(CESPE/2011) Apesar de o HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ser normalmente utilizado para acessar páginas web, em alguns casos ele também é usado na transferência de mensagens de correio eletrônico do computador do usuário final para o servidor de correio eletrônico. (C)
➥ Ou seja.. Caso a cespe diga que o HTTP envia a mensagem do computador do usuário para o seu próprio servidor de e-mail, está certo. Quando eu envio ou recebo um e-mail, no webmail, eu estou em uma página dentro de um navegador. E o protocolo padrão para comunicação de Hipertexto entre navegador e a Web é o HTTP.
Agora, o HTTP não estabelece comunicação com servidores de email.
O protocolo HTTP pode ser utilizado para enviar e-mails quando utilizamos uma aplicação de webmail. Esse envio geralmente se dá por meio de APIs, que utilizam esse protocolo para comunicação.
Por baixo dos panos, a transferência entre servidores se dá com os protocolos de e-mail (SMTP, POP e IMAP).
Essa questao pode gerar alguma confusao, pois atualmente uma aplicacao comum de envio de email é o webmail. Mas o que ocorre, é que se usa o HTTP ou HTTPS para acessar o webmail no computador, mas o ENVIO da mensagem é feito pelo SMTP na porta 25. E é exatamente sobre esse ENVIO, isto é, a transferência de mensagem, que a questão se refere.
errado, seria o SMTP(25)
quando eu vi erro, já era tarde demais
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo