Considerando os níveis de tratamento de efluentes, analise a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1155250 Meio Ambiente

Considerando os níveis de tratamento de efluentes, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:


I- O tratamento preliminar destina-se principalmente à remoção de sólidos grosseiros (materiais de maiores dimensões e areia), com a utilização de mecanismos físicos como método de tratamento. A remoção de sólidos grosseiros propicia a proteção das unidades de tratamento subjacentes, proteção dos dispositivos de transporte de esgotos (bombas e tubulações), proteção dos corpos receptores. A remoção de areia, especificamente, evita a abrasão nos equipamentos e tubulações, elimina ou reduz a possibilidade de obstrução em tubulações e demais unidades do sistema e facilita o transporte do líquido. A grade e a caixa de areia são exemplos de equipamentos utilizados nesta etapa do tratamento.

II- O tratamento primário destina-se principalmente à remoção dos seguintes poluentes: sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes com a utilização de mecanismos físicoquímicos como método de tratamento. Com a remoção de uma grande parcela dos sólidos em suspensão por sedimentação e coagulação, remove-se também uma parte da matéria orgânica presente. Os materiais como graxas e óleos tendem a sedimentar, sendo removidos no fundo da unidade. O decantador primário circular ou retangular é um exemplo de equipamento utilizado nesta etapa de tratamento.

III- O tratamento secundário destina-se principalmente à remoção dos seguintes poluentes: matéria orgânica em suspensão fina, remanescente do tratamento primário (DBO suspensa ou particulada) e matéria orgânica na forma de sólidos dissolvidos (DBO solúvel), a qual não é removida no tratamento primário. O processo de tratamento por Iodos ativados é um exemplo de tecnologia de tratamento de esgoto anaeróbia em nível secundário.

IV- O tratamento terciário objetiva a remoção de poluentes específicos (usualm ente tóxicos ou com postos não biodegradáveis) ou ainda, a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.

Alternativas