Em relação a Biblioteca Digitais, entre as alternativas mar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Bibliotecas Digitais e os principais softwares voltados à sua gestão.
Uma biblioteca digital é uma coleção organizada de objetos digitais (livros, artigos, imagens, etc.), com ferramentas e serviços para armazenar, gerenciar, disseminar e preservar informação em formato eletrônico. Para isso, existem softwares específicos, conhecidos internacionalmente, que habilitam a criação, manutenção e distribuição desses acervos.
Justificativa da alternativa correta (Letra B):
A alternativa B apresenta Greenstone, Nourau, DSpace, EPrints, Fedora e OJS (SEER), que são reconhecidos globalmente como softwares para bibliotecas digitais.
- Greenstone: Ferramenta robusta para montagem de coleções digitais.
- DSpace: Muito utilizado em repositórios institucionais de universidades.
- EPrints: Autoridade na construção de repositórios de acesso aberto.
- Fedora: Plataforma flexível para repositórios digitais avançados.
- OJS (SEER): Gerencia periódicos e revistas científicas em formato digital.
- Nourau: Usado em portais de periódicos e acervos digitais no contexto brasileiro.
A estratégia correta aqui é conhecer para que serve cada software, prestando atenção às siglas e funções descritas nos editais e bibliografia, como Campello (Automação de Bibliotecas) ou manuais do IBGE/MCTI.
Análise das alternativas incorretas:
- A: Inclui Biblivre, que, embora automatize bibliotecas, não é específico nem amplamente utilizado para bibliotecas digitais.
- C: Traz Koha e Gnuteca, que são SIGBs (Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas), destinados à gestão de acervos físicos, e não digitais.
- D: Repete o erro de incluir Koha, inadequado ao contexto digital.
- E: Apresenta Alexandria, que não é reconhecido na área como ferramenta específica para bibliotecas digitais.
Dica de prova: Palavras-chave como SIGB (para acervos físicos) x repositório digital podem confundir. Evite errar por generalização; nem todo software de automação de biblioteca atende à gestão de acervos digitais!
Resumo: A alternativa B reúne somente softwares adequados para bibliotecas digitais, em consonância com a prática biblioteconômica e normas recomendadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo