Considerando as características do projeto de um sistema or...
A inclusão de detalhes de representação de interface entre objetos deve ser evitada em um projeto de interface, pois a representação deve ser ocultada e as operações de objeto para acessar e atualizar os dados devem ser fornecidas.
encapsulamento
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Em projetos orientados a objetos, é uma prática recomendada ocultar os detalhes de implementação e representação de interface entre objetos. A ideia é seguir o princípio do encapsulamento, que envolve esconder os detalhes internos de implementação de um objeto e fornecer operações bem definidas para acessar e modificar seus dados. A representação de interface é mantida como um detalhe de implementação interno e não deve ser exposta diretamente.
Essa afirmação está alinhada com o princípio de encapsulamento na programação orientada a objetos. A ideia é que os detalhes de representação de interface entre objetos, ou seja, a estrutura interna ou a forma como os objetos se comunicam, devem ser ocultados. Em vez disso, o foco está nas operações que os objetos podem realizar e nos dados que podem ser acessados e manipulados por meio dessas operações. Portanto, a afirmação está:
Certo
Gabarito: C - Certo
No contexto de Programação Orientada a Objetos (POO), é fundamental entender o conceito de encapsulamento, que é o princípio pelo qual os detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe são ocultados de seus usuários. Quando projetamos um sistema ou uma classe, esperamos que ela interaja com outras partes do sistema através de uma interface bem definida. Essa interface deve expor apenas o necessário para que a comunicação e a interação ocorram, sem revelar como os dados são representados ou manipulados internamente.
A questão aborda o princípio de ocultação da informação, que está diretamente ligado ao encapsulamento. Ao evitar a inclusão de detalhes de representação de interface entre objetos no projeto de interface, estamos promovendo um design que protege o estado interno do objeto e apenas expõe as operações (métodos) que são necessárias para que outros objetos interajam com ele.
Essa abordagem tem várias vantagens, incluindo a capacidade de modificar a representação interna sem afetar os usuários da classe, o que facilita a manutenção e a evolução do sistema. Além disso, isso ajuda a reduzir a complexidade e aumentar a reusabilidade, pois os objetos podem ser usados como componentes em diferentes contextos, desde que a interface seja mantida.
Portanto, a afirmação está correta ao sugerir que detalhes de representação de interface entre objetos devem ser evitados em um projeto de interface, em prol da ocultação da representação e da provisão de operações para acessar e atualizar os dados, respeitando o princípio de encapsulamento.