Por mediação pedagógica entendemos a atitude, o comporta...
Por mediação pedagógica entendemos a atitude, o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem - não uma ponte estática, mas uma ponte ‘rolante’, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000 p. 144-145.
Analise as asserções abaixo sobre características de um professor que se propõe a ser um mediador.
I. O professor, com o aluno, constitui-se como célula básica do desenvolvimento da aprendizagem por meio de uma ação conjunta ou de ações conjuntas em direção à aprendizagem.
II. O professor tem relações de empatia com o aluno para se colocar no lugar do outro, seja nos momentos de incertezas, dúvidas, erros, ou nos momentos de avanço e de sucesso.
III. O professor e o aluno constituem-se como partes separadas do processo. Um ensina e outro aprende. Cada um com sua função, em direção à internet como o caminho para a aprendizagem.
IV. O professor domina profundamente sua área de conhecimento, demonstrando que sua competência está atualizada sobre as informações e sobre os assuntos afeitos a essa área.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.