A lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) incide normalmente na ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2454146 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) incide normalmente na ponta da espiga do milho, onde se alimenta de estigmas e de grãos antes que atinjam a maturação fisiológica. Uma espiga pode, inicialmente, ser infestada por várias lagartas dessa espécie, principalmente se o nível populacional de mariposas no cultivo for elevado. Observe as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA com relação ao manejo e ao controle dessa praga em lavouras de milho.


I – A semeadura de genótipos transgênicos resistentes é uma das principais medidas indicadas para o manejo dessa praga.


II – O desenvolvimento da lagarta no interior da espiga dificulta o controle químico. Por isso existe a recomendação de aplicar isca tóxica para atrair e matar as lagartas antes que realizem as posturas.


III – A pulverização de inseticidas para controlar essa praga deve ser apenas destinada ao controle de lagartas adultas que penetraram nas espigas.


IV – A liberação de vespas nas lavouras, sobretudo as pertencentes ao gênero Trichogramma (Hymenoptera: Trichogrammatidae), tem sido uma ferramenta utilizada no manejo dessa praga, principalmente em lavouras destinadas à produção de sementes.

Alternativas