Na nomenclatura gramatical, "regência", em sentido amplo, eq...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: O ponto que decide a questão é a regência do verbo "custar" no sentido de dificuldade. Em "Muitos eleitores custaram a acreditar que ele seria novamente candidato a prefeito de São Paulo.", a norma-padrão tradicional exige construção como "Custou a muitos eleitores acreditar..." ou "Custou-lhes acreditar..."; por isso, a alternativa E é a inadequada.
- Com "custar" no sentido de dificuldade, verifique se a pessoa foi posta como sujeito; na norma tradicional cobrada em prova, isso sinaliza inadequação.
- Em verbos de regência variável, como "responder", identifique primeiro o sentido para só depois julgar a preposição.
- Em "preferir", confirme se a estrutura comparativa "X a Y" foi mantida, mesmo quando os termos forem infinitivos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“Custamos a entender o assunto.”
“Ele custou para chegar.”
* Usam-se :
Custou-nos entender o assunto.
(ou Custou a nós entender o assunto.)
Custou a ele chegar.
(ou Custou-lhe chegar.)
O sentido mais usual de "Custar" é ter o valor.
- O carro custou vinte mil reais.
Nos sentidos de ser custoso, difícil, o verbo "Custar" deve ser empregado na 3ª pessoa do singular, tendo como sujeito a coisa que é difícil (uma oração reduzida de infinitivo), a qual pode vir precedida da preposição a.
- Custa-me a entender.
- Custava-me lutar contra ela.
Nos sentidos de acarretar trabalhos, causar incômodos, sofrimentos, prejuízos, o verbo custar é Transitivo Direto e Indireto.
- A imprudência custou-lhe a vida.
- A conquista do salário custa ao trabalhador muitos sacrifícios.
O verbo "Custar" não deve ser ligado a outro verbo por "A" ou "PARA".
Aula 117 de Regência: Profº. Bernardo - EVP.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo