As infecções do trato reprodutivo (ITR), incluindo infecc...
I - A presença de uma IST aumenta de três a cinco vezes os riscos de se adquirir e transmitir a infecção por HIV, e a vaginose bacteriana pode ser um co-fator de transmissão do HIV, principalmente entre mulheres jovens.
II - As seqüelas mais sérias e de maior duração surgem nas mulheres: doença inflamatória pélvica, câncer cervical, infertilidade, aborto espontâneo e gravidez ectópica, que pode levar ao óbito materno.
III - As IST estão entre as primeiras cinco categorias de doenças para as quais adultos em países em desenvolvimento buscam ajuda médica1; geralmente, elas causam desconforto e perda de produtividade econômica.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: As três afirmativas correspondem aos fundamentos de relevância das ITR/IST reunidos na introdução de Barcelos et al. (2008). Como a referência sustenta cada uma delas, o gabarito é D.
- Em questões com várias afirmações, verifique cada proposição separadamente e escolha a alternativa que corresponda ao conjunto efetivamente sustentado, sem presumir que uma afirmação correta torne as demais corretas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo