Identifique a sentença em que há uma inadequação na regênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3650404 Português
Identifique a sentença em que há uma inadequação na regência verbal, segundo a norma padrão da língua portuguesa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda regência verbal, ou seja, a concordância do verbo com os seus complementos, especialmente quando há necessidade de preposição. Esse é um ponto central para garantir clareza, coesão e respeito à norma-padrão nos textos oficiais e administrativos.

Análise da alternativa correta:

A) Por mais que eu queira, não consigo assistir tudo o que quero na televisão e no cinema.

Justificativa: O verbo assistir, quando tem o sentido de “ver” ou “presenciar”, é transitivo indireto e exige a preposição “a” segundo a norma culta (Nova Gramática do Português Contemporâneo, Cunha & Cintra). O correto seria: “não consigo assistir a tudo o que quero”. A ausência da preposição constitui erro de regência verbal.

Análise das alternativas incorretas:

B) O verbo informar é transitivo direto e indireto: informa-se algo (objeto direto) a alguém (objeto indireto). Uso correto do pronome “lhes” (objeto indireto). Regência adequada.

C) O verbo lembrar-se exige a preposição “de” quando pronominal (“lembra-se de”). A frase está de acordo com a norma-padrão dos gramáticos Bechara e Cunha: “você se lembra de quando…”.

D) O verbo chegar exige obrigatoriamente a preposição “a” para indicar destino (“chegar ao topo”). A regência está correta.

Estratégia e Dica:

Em provas, atenção a verbos polissêmicos, como “assistir”, pois mudam de regência conforme o sentido. Questões desse tipo costumam explorar essas diferenças como pegadinha.

Resumo da regra do caso: Quando “assistir” = “ver”, exige “a” (transitivo indireto); quando = “prestar auxílio”, não exige preposição (transitivo direto).

Referências: Cunha & Cintra, “Nova Gramática do Português Contemporâneo”; Evanildo Bechara, “Moderna Gramática Portuguesa”.

Gabarito: A

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo