Quanto à questão dos gêneros textuais na oralidade, é corre...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Gêneros textuais na oralidade é um tema de interpretação e conhecimento linguístico. Refere-se às formas que os textos assumem em interações orais, pautados por contextos sociais, funções comunicativas e estruturas convencionais.
Comentário sobre a alternativa correta (C): A alternativa C afirma corretamente que “com base nos conhecimentos cognitivos, os interlocutores especificam o gênero textual que produzem durante a fala.” Segundo Marcuschi e Bakhtin, o uso dos gêneros orais demanda que o falante ative três principais tipos de saberes de modo integrado:
- Conhecimento linguístico (gramática, vocabulário),
- Conhecimento enciclopédico (experiência de mundo, cultura)
- Conhecimento interacional (normas de conduta e interação social).
Isso permite ao interlocutor adaptar seu discurso ao gênero mais adequado para a situação e finalidade comunicativas, tornando a produção oral consciente e situada. Essa visão é defendida por grandes autores, como L.A. Marcuschi (“Gêneros textuais: definição e funcionalidade”) e Bakhtin (“Estética da criação verbal”).
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta, pois os gêneros não são práticas individuais que “surgem naturalmente” e sem interação; são criações sociais, dependentes da relação entre os falantes e do contexto.
B) Equivocada ao afirmar que gêneros orais são “intuitivos, ingênuos e pouco sistemáticos”. Rocha Lima e Cunha & Cintra indicam que mesmo a fala cotidiana segue padrões, normas e funções, compondo conhecimento social estruturado.
D) Erra ao sugerir que os conhecimentos envolvidos na produção oral agem “de forma sucessiva”. Eles operam simultaneamente; enquanto falamos, acionamos múltiplos saberes em conjunto, nunca de maneira linear.
Dicas para evitar pegadinhas: Atenção a expressões como “independentemente”, “naturalmente”, “pouco sistemático” e “sucessiva” – geralmente indicam reducionismo ou desconhecimento do papel social e cognitivo dos gêneros textuais.
Resumo da regra:
Gêneros orais são escolhas sociais e cognitivas, apropriadas pelo interlocutor conforme a intenção, contexto e interlocutores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: Com base nos conhecimentos cognitivos, os interlocutores especificam o gênero textual que produzem durante a fala.
essa prova de português, veio pesada viu, meu amigo!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo