Julio Groppa Aquino (1996), em sua clássica obra, na qual ab...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2291222 Pedagogia
Julio Groppa Aquino (1996), em sua clássica obra, na qual aborda a indisciplina na escola, reflete sobre a relação professor-aluno como um recorte importante para encaminhar a problemática disciplinar, apontando que esta é a relação concreta entre os protagonistas do ato educativo, na qual constituem-se vínculos cotidianos. E, então, problematiza: é um trabalho incessante de indagação, que requer mais do aluno do que um comportamento calado, obediente, estático. O autor propõe um novo olhar e um novo lugar para a indisciplina na escola. Sobre esta visão, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- Disciplina é vista como um vetor de rebeldia para consigo mesmo e de estranhamento para com o mundo, busca essencial no trabalho humano de conhecer. Deste modo, pode significar movimento, força afirmativa, vontade de transpor obstáculos.

PORQUE

II- A indisciplina é desejável: o barulho, a agitação, a movimentação são atos catalisadores de conhecimento, e o professor deve ter uma conduta de negociação constante.

A respeito dessas asserções, assinala a opção CORRETA:
Alternativas