Marque a opção que utiliza a voz reflexiva recíproca.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1311756 Português
Marque a opção que utiliza a voz reflexiva recíproca.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda vozes verbais, com foco especial na voz reflexiva recíproca. Trata-se do fenômeno em que dois ou mais sujeitos executam mutuamente a ação um sobre o outro, diferentemente da simples ação reflexiva, que recai sobre o próprio sujeito.

Justificativa da alternativa correta (B):

“Os namorados, no banco da praça, beijavam-se.”

De acordo com Evanildo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”), a voz reflexiva recíproca requer sujeito composto e ação mútua: “Na voz reflexiva recíproca, o sujeito é composto, e cada um dos seus elementos pratica a ação nos demais”. Aqui, temos ação de reciprocidade: cada namorado beija o outro. O verbo “beijavam-se”, com o pronome apassivador “se”, indica esse sentido de troca, fundamental na voz recíproca.

Análise das alternativas incorretas:

A) “O garoto cortou-se com a faca.”
O sujeito é singular (“o garoto”) e, apesar do uso do “se”, a ação é reflexiva simples: ele cortou a si mesmo, não há reciprocidade.

C) “Antes de viajar, as pessoas precisam preparar-se.”
O sujeito plural pode induzir ao erro, mas atenção: cada indivíduo prepara a si mesmo, não há troca de ação entre eles. Reflexiva simples, sem reciprocidade.

D) “Ela se penteou após acordar.”
O sujeito é singular. A ação de pentear recai sobre a própria pessoa; logo, trata-se apenas da voz reflexiva simples.

Estratégia para futuras provas: Ao identificar voz reflexiva recíproca, busque sujeitos no plural e questione-se se o verbo exprime ação mútua (um ao outro, entre si). Detalhes como a presença do pronome “se” e o contexto semântico são essenciais.

Resumo da regra: A voz reflexiva recíproca ocorre quando vários sujeitos praticam a ação um sobre o outro (“Maria e João abraçaram-se”). A reflexividade simples envolve apenas o próprio sujeito.

Portanto, a alternativa B é a correta, demonstrando claramente a voz reflexiva recíproca entre os sujeitos. Treine o reconhecimento prático dessas estruturas para evitar pegadinhas que exploram a diferença entre reflexividade simples e recíproca!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: B

Na assertiva B temos um exemplo de voz reflexiva recíproca, pois os dois sujeitos praticam a ação e ao mesmo tempo são pacientes.

Gab B!!

Voz reflexiva x voz reflexiva recíproca:

Reflexiva: ''joão feriu-se com a faca''. (''SE'' pronome reflexivo, ação volta para si. É o sujeito)

Reflexiva recíproca: É uma extensão da reflexiva, porém haverá mais de um sujeito)

Os namorados, no banco da praça, beijavam-se.

voz reflexiva recíproca denota ação mútua ou correspondida. Ocorre quando o sujeito é composto (quando possui mais de um núcleo, ou seja, mais de um elemento praticando e/ou recebendo a ação) e cada um dos elementos pratica a ação expressa pelo verbo, estando este, geralmente, no plural.

Gabarito: B.

Como estamos diante de uma ação mútua entre sujeitos (namorados se beijam), onde um pratica no outro a mesma ação verbal, estamos diante da voz verbal reflexiva recíproca.

Até a posse, Defensores(as)!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo