As máscaras de tecido em três camadas são as ideais para se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674547 Fonoaudiologia
A pandemia da Covid-19 instaurou uma série de medidas sanitárias envolvendo todos os âmbitos sociais e, principalmente, os ambientes relacionados à saúde. Uma quarentena, que restringiu a abertura de clínicas de saúde, permitiu que fossem descritas normas de biossegurança para o funcionamento dessas instituições, de forma a preservar da contaminação tanto os profissionais quanto os pacientes que necessitassem de atendimentos eletivos após a reabertura das clínicas, ainda durante a pandemia. O Conselho Federal de Fonoaudiologia atualizou a publicação preexistente e lançou recentemente um novo manual de biossegurança.

Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir.
As máscaras de tecido em três camadas são as ideais para serem utilizadas em ambientes críticos e semicríticos, pois oferecem barreira útil e necessária para a proteção das vias aéreas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Errado

Tema central da questão:

O tema central da questão é a utilização de medidas de biossegurança, particularmente o uso de máscaras, em ambientes críticos e semicríticos durante a pandemia de Covid-19. O objetivo é compreender quais são os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para garantir a segurança de profissionais e pacientes, de acordo com as normas estabelecidas por órgãos de saúde e conselhos profissionais.

Justificativa para a alternativa correta:

A afirmação de que "as máscaras de tecido em três camadas são as ideais para serem utilizadas em ambientes críticos e semicríticos" está errada. Em ambientes críticos e semicríticos, como clínicas de saúde, é recomendado o uso de máscaras com maior capacidade de filtração, como as máscaras cirúrgicas ou respiradores N95/PFF2. Essas máscaras oferecem uma barreira mais eficaz contra partículas e agentes patogênicos, garantindo uma proteção mais robusta para as vias aéreas.

As máscaras de tecido, mesmo aquelas com três camadas, não são consideradas suficientes para ambientes onde há risco elevado de contaminação, uma vez que seu material e capacidade de vedação não atingem o nível de proteção necessário para impedir a transmissão de doenças como a Covid-19, especialmente em contextos de saúde.

Portanto, segundo as normas de biossegurança atualizadas, as máscaras de tecido são mais adequadas para uso em ambientes menos críticos, onde o risco de exposição é reduzido.

Conclusão:

Para garantir a proteção adequada em ambientes críticos de saúde, é fundamental seguir as orientações de uso de EPIs mais seguros e eficazes, conforme recomendado por autoridades sanitárias e conselhos profissionais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo