Tendo em vista o emprego de “a” e “há”, assinale a alternat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1815215 Português
Tendo em vista o emprego de “a” e “”, assinale a alternativa correta, segundo a norma-padrão da Língua Portuguesa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Emprego de “a” e “há” na indicação de tempo

Questões desse tipo verificam se o candidato distingue corretamente, segundo a norma-padrão, o uso da preposição “a” e do verbo impessoal “”. É um tema recorrente, inclusive em textos oficiais como o Manual de Redação da Presidência da República. Saber empregar essas formas corretamente demonstra domínio da coerência e propriedade da linguagem administrativa.

Alternativa correta: C) “Há três anos que estamos aqui.”

A alternativa está correta porque:

  • Segundo as gramáticas de referência (Bechara, Cunha & Cintra), “há” indica tempo decorrido (passado), sendo equivalente a “faz”:
    “Há três anos que estamos aqui.” (“Faz três anos que estamos aqui.”)

Regras importantes:

  • Use “há” para indicar tempo passado: “Há dez dias não chove.”
  • Use “a” para tempo futuro ou distância: “O evento será a dez dias”; “Estamos a dois metros do palco.”
  • Nunca use “há ... atrás” (pleonasmo vicioso): ambos indicam passado. Ex: “Há duas horas atrás.” (Errado!).

Alternativas incorretas:

A) “Estamos três dias do casamento.”
Erro: Indica tempo futuro (faltam três dias). O correto seria: “Estamos a três dias do casamento.”

B) “Daqui uma semana acontecerá os jogos.”
Erro: “Daqui” sugere tempo futuro. A forma correta: “Daqui a uma semana acontecerão os jogos.”

D) “Ele partiu a duas horas atrás.”
Erro: Dois problemas: uso da preposição (“a”) para tempo passado (deveria ser “há”), e redundância com “atrás” (“há duas horas” já indica passado).

Dica de prova: Para evitar pegadinha, tente substituir “há” por “faz”: se a frase continuar lógica, use “há”; caso contrário, use “a”.

Referências: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa; Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB-C

três anos que estamos aqui.

ESTUDE ENQUANTO VOCÊ ESTA NO UBER INDO PARA SEU DESTINO.

Ao meu ver, essa questão não tem gabarito.

GABARITO: C

  • Há → Indica tempo passado ou tempo decorrido: "meses que vendo estudando" (tempo decorrido)
  • A → Tempo futuro ou distância: "Daqui A um ano ocorrerão as eleições" (tempo futuro); "Estou A dois passos do paraíso..." (distância).

.

a) Estamos três dias do casamento. → Errado. Como o sentido é o de tempo futuro, devemos utilizar A: "Estamos A três dias do casamento"

b) Daqui uma semana acontecerá os jogos. → Errado. Como o sentido é o de tempo futuro, devemos utilizar A: "Daqui A uma semana acontecerá os jogos"

c) três anos que estamos aqui. → Correto. O sentido é o de tempo decorrido, logo utilizamos "há".

d) Ele partiu a duas horas atrás. → Errado. O sentido é o de tempo decorrido, logo utilizamos "": Ele partiu duas horas atrás

.

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em uso da língua culta. O candidato deve indicar qual assertiva está corretamente escrita. Vejamos:

a) Incorreta.

"Estamos três dias do casamento."

Para indicar proximidade, o correto é usar "a".

b) Incorreta

"Daqui uma semana acontecerá os jogos."

Para indicar tempo futuro, o correto é usar "a".

c) Correta.

" três anos que estamos aqui."

Para indicar tempo passado, usa-se a conjugação do verbo "haver", "há".

d) Incorreta.

"Ele partiu a duas horas atrás."

Para indicar tempo passado, usa-se a conjugação do verbo "haver", "há".

Gabarito do monitor: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo