O delirium tremens é uma complicação grave, e surge, em geral,

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2779580 Medicina

O delirium tremens é uma complicação grave, e surge, em geral,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O delirium tremens (DT) corresponde à manifestação mais grave da síndrome de abstinência alcoólica. Envolve importante alteração do estado mental, com confusão, agitação, alucinações, tremores e sinais autonômicos graves, como febre, taquicardia e hipertensão. O correto reconhecimento do seu início é fundamental para abordagem clínica adequada, sobretudo na urgência.

Justificativa da alternativa correta (E): O DT raramente se instaura antes de 48 horas da última dose de álcool. Conforme o documento oficial “Manejo inicial/Conduta - Transtornos por uso de álcool no adulto”, do Ministério da Saúde (Estágios da síndrome de abstinência):

“Estágio 4 | 3 – 5 dias, com duração até 14 dias | Delirium tremens, desorientação, agitação, hiperatividade, alucinações, diaforese, hipertensão, taquicardia.”

Assim, o período esperado de início do DT é entre 48 e 96 horas (2 a 5 dias), sendo a alternativa E (“após 48 horas”) a correta.

Análise das alternativas incorretas:

A) 1 a 5 horas: Erro conceitual: esse intervalo é insuficiente para desenvolvimento de sintomas graves e do DT; aqui ocorrem sinais leves, como ansiedade.

B) 6 a 24 horas: corresponde à fase inicial da abstinência, com tremores, cefaleia, náuseas, mas DT não aparece tão precocemente.

C) 12 a 24 horas: nesse período, podem surgir alucinações visuais e auditivas (delirium alcoólico), mas não o quadro completo de DT, que exige mais tempo para manifestação.

D) 24 a 48 horas: esta fase é mais associada à ocorrência de crises convulsivas relacionadas à abstinência, não ao DT.

Pontos-chave e pegadinhas: Muitos alunos confundem delirium tremens com fases iniciais da abstinência, que surgem antes das 48 h. Atenção à terminologia: o DT não é sinônimo de alucinação simples ou crise convulsiva. Fique atento à cronologia dos sintomas na abstinência alcoólica!

Evidências e protocolos: Segundo o Harrison’s Principles of Internal Medicine (21ª ed.), “os sintomas graves da abstinência alcoólica com risco de morte, como o delirium tremens, costumam aparecer entre 48 e 96 horas após a interrupção do consumo”.

Dica de prova: Diante de quadros clínicos de abstinência, sempre diferencie tempo de início: sintomas leves em até 24h, convulsões entre 24-48h, DT após 48h.

Resumo: O delirium tremens é uma emergência médica que, em geral, se inicia após 48 horas do último consumo de álcool. Reconhecer esse padrão temporal é fundamental para a conduta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo