O estado líquido é um estado intermediário da matéria, cuja...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: UNEB Órgão: SEC-BA Prova: UNEB - 2025 - SEC-BA - Professor - Química |
Q3627930 Química
O estado líquido é um estado intermediário da matéria, cujas propriedades são determinadas por um delicado balanço entre a energia cinética das partículas e a intensidade das forças intermoleculares. Propriedades como viscosidade, tensão superficial e pressão de vapor são exclusivas dos líquidos e gases. Considerando as características do estado líquido, analise as afirmativas a seguir.

I.O estado líquido é caracterizado por partículas que possuem energia cinética suficiente para se moverem umas em relação às outras, mas não o bastante para escaparem completamente da atração de suas vizinhas, o que lhes confere volume definido, mas forma variável.
II.Propriedades como a viscosidade e a tensão superficial de um líquido estão diretamente relacionadas à intensidade de suas forças intermoleculares; líquidos com interações intermoleculares mais fortes tendem a ser mais viscosos e a apresentar maior tensão superficial.
III.O ponto de ebulição de um líquido é uma constante física que depende apenas da natureza da substância, e durante a ebulição, a temperatura do líquido continua a aumentar à medida que mais calor é fornecido, acelerando o processo.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas