A segunda fase de ocupação da região Centro-Oeste insere-se ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969677 História e Geografia de Estados e Municípios
A segunda fase de ocupação da região Centro-Oeste insere-se no contexto histórico do século XIX, até a Guerra do Paraguai (1864/1870). Nesse período, a ocupação do oeste deu-se por meio da:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - criação extensiva de gado

Tema central da questão:

A questão trata da segunda fase de ocupação da região Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, no século XIX até a Guerra do Paraguai. Esse tema é importante porque aborda processos econômicos e sociais que moldaram a ocupação e o desenvolvimento regional, sendo fundamental para entender a formação do território mato-grossense e suas dinâmicas históricas.

Resumo teórico:

No século XIX, após a fase das bandeiras e da busca por ouro, a criação extensiva de gado tornou-se a principal atividade econômica da região Centro-Oeste, incluindo o Mato Grosso. Essa forma de pecuária utiliza grandes extensões de terra com baixa densidade de animais, aproveitando o cerrado como pastagem natural. A pecuária abastecia mercados locais e regionais, além de apoiar tropas militares, especialmente durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Fontes: IBGE; História Geral do Mato Grosso (Arruda & Piletti).

Justificativa da alternativa correta (A):

A criação extensiva de gado foi o principal vetor de povoamento e de ocupação econômica do oeste brasileiro nesse período. As grandes fazendas de gado, chamadas de “fazendas de criar”, expandiram-se pelos campos e cerrados, sendo essenciais para o abastecimento das regiões e para a manutenção de tropas e populações locais.

Análise das alternativas incorretas:

B - criação intensiva de gado: A pecuária intensiva utiliza métodos modernos, alta tecnologia e manejo concentrado de animais em pequenas áreas, o que não era típico do século XIX no Centro-Oeste. A intensificação só ocorreu muito depois, no século XX.

C - extração de drogas do sertão: Essa atividade foi característica do período colonial, especialmente nos séculos XVII e XVIII, com a busca por produtos naturais na Amazônia, e não da fase apontada na questão.

D - urbanização acompanhando os vales: A urbanização era incipiente, e o crescimento das cidades foi tímido até tempos posteriores. O processo de ocupação foi predominantemente rural, com foco na pecuária.

Dicas para interpretação:

Ao ler o enunciado, destaque datas e períodos históricos, pois são essenciais para eliminar alternativas anacrônicas. Palavras como “século XIX”, “Guerra do Paraguai” e “ocupação” direcionam para atividades rurais de grande escala. Evite confundir atividades típicas de outras fases históricas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta correta: A - criação extensiva de gado

A criação de gado pode ser classificada em dois tipos principais: extensiva e intensiva. Cada uma tem suas próprias características, vantagens e desvantagens:

Pecuária extensiva

  • É um modelo mais tradicional que utiliza grandes áreas de pasto para a criação de gado.
  • Os animais retiram seus alimentos do próprio pasto e ficam livres para pastorear em áreas de grande extensão.
  • Não demanda grande investimento para sua aplicação e não exige mão de obra altamente especializada.
  • Um dos problemas é o menor controle e monitoramento dos animais.
  • Normalmente, é necessário fazer uma suplementação de minerais, já que o gado não consegue obter todos os nutrientes essenciais para um desenvolvimento pleno.

Pecuária intensiva

  • Os animais ficam confinados em espaços delimitados e sem pastagem, o que permite um maior controle do gado e acelera os resultados.
  • A alimentação é feita de forma controlada, por meio de cochos, e é pensada toda uma dieta balanceada, de acordo com o objetivo da produção (de leite ou de corte).
  • Este sistema utiliza tecnologias e técnicas mais avançadas, como a manipulação genética e a inseminação artificial, com o objetivo de aumentar a produtividade.
  • Apesar de permitir maior produtividade, este sistema tem um custo de implantação e produção mais alto.

.

 

Por essa ideia, podemos chegar na alternativa A como resposta. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo