Referente a questões éticas sobre o uso da informação, é co...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: Como o enunciado pergunta sobre ética no uso da informação, o critério decisivo é identificar quem pode responder por esse uso: os agentes que a administram. Isso conduz à alternativa A.
- Identifique quem tem capacidade de decidir sobre o uso da informação: é nesse agente que se situa a responsabilidade moral.
- Não confunda ausência de interesse financeiro com ausência de problema ético.
- Separe autoridade hierárquica de autorização para obter informação sigilosa mediante pagamento ou exigir senhas pessoais.
- Confronte afirmações que dispensam o julgamento da conduta com a dimensão reflexiva da ética.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sim, a afirmação apresentada está correta.
Por que a afirmação está correta?
- A informação é neutra: Os dados e as informações não possuem vontade própria, consciência ou senso moral. Eles não decidem por si mesmos como serão utilizados ou divulgadas
- A responsabilidade humana: Como o recurso informacional é inanimado, a responsabilidade sobre o seu manejo, segurança e privacidade recai inteiramente sobre o ser humano ou a organização que os detém e gerencia.
- Diretrizes éticas: Cabe aos possuidores da informação estabelecer e seguir normas de conduta para evitar vazamentos, spam, exposição de dados pessoais e uso inadequado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo