A etapa de monitoramento da esterilização é um componente i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4032270 Odontologia
A etapa de monitoramento da esterilização é um componente indispensável do controle de qualidade em biossegurança, assegurando que os ciclos da autoclave estejam, de fato, atingindo os parâmetros necessários para destruir todas as formas de vida microbiana. Este monitoramento é realizado em diferentes níveis (físico, químico e biológico). O Técnico em Saúde Bucal (TSB) é responsável por executar e registrar esses testes. Acerca dos métodos de monitoramento da esterilização em autoclave, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O monitoramento físico é a verificação dos parâmetros do ciclo (tempo, temperatura, pressão) registrados no painel da própria autoclave a cada ciclo.

(__)O monitoramento químico classe 1 (fitas zebradas), colocado na parte externa dos pacotes, serve apenas para indicar que o pacote passou pelo processo de calor, mas não garante que a esterilização ocorreu.

(__)O monitoramento químico classe 5 (integrador químico), colocado dentro do pacote, é mais rigoroso, pois reage a todos os parâmetros críticos da esterilização (tempo, temperatura e vapor), sendo um indicador interno.

(__)O monitoramento biológico, feito com ampolas contendo esporos (ex: Geobacillus stearothermophilus), é o único teste que comprova, de fato, a morte dos microrganismos, devendo ser realizado semanalmente.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas