A filosofia contemporânea tem se deparado com o desafio de r...
I. O pós-humanismo crítico questiona a centralidade do ser humano e propõe uma ontologia relacional, na qual humanos e não-humanos (animais, máquinas, ecossistemas) coexistem e interagem em redes complexas, reconhecendo a agência de entidades não-humanas e a produção de significado além da esfera humana.
II. A ética da inteligência artificial enfrenta o desafio de lidar com questões como a responsabilidade por decisões tomadas por sistemas autônomos, o viés algorítmico e a potencial perda de empregos devido à automação.
III. A ontologia orientada a objetos, proposta por Graham Harman, atribui agência e realidade somente aos seres humanos, baseando-se na premissa de que apenas eles possuem subjetividade e capacidade de ação, ao contrário dos objetos inanimados que dependem da interação com a consciência humana.
É correto o que se afirma em: