O Estado X instituiu imposto sobre produtos industrializad...
O Estado X instituiu imposto sobre produtos industrializados nacionais e estrangeiros.
Nos termos da Constituição Federal é correto
afirmar que o Estado X para a instituição de
imposto sobre produto industrializado é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender a questão proposta sobre competência tributária no contexto do imposto sobre produtos industrializados (IPI).
Interpretação do Enunciado: A questão trata da competência para instituir o imposto sobre produtos industrializados, que é um tema de direito tributário. A Constituição Federal do Brasil define qual ente federativo (União, Estados, Municípios, ou Distrito Federal) possui a competência para instituir cada tipo de tributo.
Legislação Aplicável: De acordo com o artigo 153, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, a competência para instituir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é da União.
Explicação do Tema Central: A questão aborda o entendimento sobre como a Constituição distribui as competências tributárias entre os entes federativos. É fundamental saber que a União é a única competente para instituir o IPI, pois este imposto é de caráter nacional e incide sobre produtos industrializados, nacionais ou estrangeiros.
Exemplo Prático: Imagine que o Estado X decide criar um imposto específico para produtos industrializados que circulam dentro de seu território. Tal iniciativa seria inconstitucional, pois apenas a União tem a competência para instituir o IPI.
Justificativa da Alternativa Correta: Alternativa C é a correta: "O ente incompetente para a instituição, já que é de competência da União." Isso está em conformidade com o artigo 153, inciso IV, da Constituição Federal, que atribui exclusivamente à União a competência para instituir o IPI.
Análise das Alternativas Incorretas:
- Alternativa A: Incorreta. Afirma que o Estado X tem competência exclusiva, o que é errado porque a competência é da União.
- Alternativa B: Incorreta. Sugere que a competência é dos Municípios, o que não é verdade, pois os Municípios não possuem competência para instituir o IPI.
- Alternativa D: Incorreta. Propõe uma competência conjunta entre União, Estados e Distrito Federal, o que não condiz com a realidade constitucional para o IPI.
- Alternativa E: Incorreta. Atribui a competência ao Distrito Federal e aos Municípios, o que também está incorreto, pois a competência é reservada à União.
Dica para evitar pegadinhas: Ao resolver questões de competência tributária, lembre-se sempre de verificar a Constituição Federal, especialmente os artigos que tratam das competências dos tributos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra C
CF/88
Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:
I - importação de produtos estrangeiros;
II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;
III - renda e proventos de qualquer natureza;
IV - produtos industrializados;
V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários;
VI - propriedade territorial rural;
VII - grandes fortunas, nos termos de lei complementar.
VIII - produção, extração, comercialização ou importação de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, nos termos de lei complementar.
Meus nobres, anotem:
- Impostos Federais: IPI, IR, IOF, IGF, II, ITR e IE;
- Impostos Estaduais: IPVA, ICMS e ITCMD;
- Impostos Municipais: ISS, IPTU e ITBI.
@acadritz
que redação b0sta
"Estado X" poderia se tratar de um país, também. Só é possível resolver por exclusão, já que a alternativa c) evidencia que ele difere da União.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo