“60% dos indígenas estão contaminados pelo mercúrio...
“No garimpo, o mercúrio é usado para facilitar a separação do ouro. Parte do mercúrio é despejado no ambiente, principalmente nos rios. No fundo dos rios, ele sofre uma transformação e se torna metilmercúrio, que começa a ser absorvido pela cadeia alimentar.
(Fonte: https://www.generonumero.media/reportagens/para-indigenasmercurio)
O fenômeno biológico descrito na reportagem é conhecido como: