Sobre o Gerenciamento de Projetos com base no Guia PMBOK (6ª...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3795404 Gerência de Projetos
Sobre o Gerenciamento de Projetos com base no Guia PMBOK (6ª edição), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.

( ) A área de gerenciamento dos riscos do projeto inclui processos como identificar, analisar e planejar respostas aos riscos que possam impactar os resultados do projeto.
( ) No gerenciamento do cronograma, não é recomendada a decomposição das atividades em tarefas menores, pois isso aumenta a complexidade do projeto.
( ) Uma das atribuições no gerenciamento das partes interessadas é garantir que todas as solicitações feitas por elas sejam imediatamente incorporadas ao escopo do projeto.
( ) O gerenciamento da qualidade incorpora técnicas como auditorias e inspeções para garantir que o projeto atenda aos requisitos estabelecidos.
( ) O gerenciamento de custos inclui a estimativa de custos, determinação do orçamento e o controle de custos durante a execução do projeto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: Pelo PMBOK 6ª edição, são verdadeiras as assertivas sobre gerenciamento de riscos, qualidade e custos; são falsas a assertiva que nega a utilidade da decomposição no gerenciamento do cronograma e a assertiva que atribui ao gerenciamento das partes interessadas a incorporação imediata de todas as solicitações ao escopo. A sequência correta é V – F – F – V – V, o que conduz à alternativa B.

Tema central: Processos do PMBOK
Análise das alternativas
A
Errada
Está incorreta porque trata como verdadeiras todas as assertivas, mas a 2ª e a 3ª contrariam diretamente o PMBOK 6ª edição. A 2ª erra ao afirmar que a decomposição de atividades no cronograma não é recomendada; a 3ª erra ao atribuir ao gerenciamento das partes interessadas a incorporação automática de solicitações ao escopo.
B
Certa
A alternativa B é a correta porque é a única que reproduz a classificação compatível com o PMBOK 6ª edição. A 1ª assertiva está correta ao descrever o gerenciamento dos riscos como área que envolve identificar, analisar e planejar respostas aos riscos. A 2ª está errada porque o PMBOK não desaconselha a decomposição de atividades no cronograma; ao contrário, o detalhamento do trabalho é compatível com a lógica de planejamento. A 3ª está errada porque o gerenciamento das partes interessadas não autoriza incorporar imediatamente toda solicitação ao escopo, já que mudanças dependem de gestão formal e controle integrado de mudanças. A 4ª está correta porque auditorias e inspeções são técnicas coerentes com o gerenciamento da qualidade. A 5ª também está correta porque o gerenciamento de custos abrange estimativa de custos, determinação do orçamento e controle de custos.
C
Errada
Está incorreta porque classifica como falsa a 1ª assertiva, embora ela descreva corretamente processos do gerenciamento de riscos, e também classifica como falsa a 5ª, apesar de o gerenciamento de custos incluir estimativa, orçamento e controle. Além disso, considera verdadeira a 2ª assertiva, o que contraria a estrutura de planejamento do cronograma no PMBOK.
D
Errada
Está incorreta porque considera verdadeira a 3ª assertiva, mas o gerenciamento das partes interessadas não implica aceitação imediata de todas as demandas no escopo. Também considera falsas a 4ª e a 5ª, embora o PMBOK reconheça auditorias e inspeções no gerenciamento da qualidade e inclua orçamento e controle no gerenciamento de custos.
E
Errada
Está incorreta porque trata a 1ª assertiva como falsa, apesar de ela refletir corretamente o gerenciamento de riscos, e considera verdadeira a 3ª assertiva, embora solicitações de stakeholders não sejam incorporadas automaticamente ao escopo. A combinação, portanto, viola dois pontos centrais do PMBOK 6ª edição.
Pegadinha da questão
A banca explorou duas confusões reais: tratar o gerenciamento das partes interessadas como se permitisse mudar automaticamente o escopo e usar a ideia de 'aumento de complexidade' para negar a utilidade da decomposição de atividades no gerenciamento do cronograma.
Dica para questões semelhantes
  • Separe área de conhecimento de efeito prático: partes interessadas tratam de engajamento, não de alteração automática do escopo.
  • Quando a assertiva negar técnica básica de planejamento, como detalhamento ou decomposição do trabalho, desconfie, porque isso é compatível com a lógica do PMBOK.
  • Em qualidade e custos, memorize o núcleo mínimo: qualidade admite verificação por auditorias e inspeções; custos abrangem estimar, orçar e controlar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta para esta questão é a B (V – F – F – V – V).

Para entender o porquê, vamos analisar cada uma das assertivas com base nos fundamentos do Guia PMBOK 6ª Edição:

  • (V) Gerenciamento dos Riscos: Esta área foca em aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir os negativos. Os processos citados (identificar, analisar e planejar respostas) são o núcleo dessa área de conhecimento.
  • (F) Gerenciamento do Cronograma: Ao contrário do que diz a frase, a decomposição é uma técnica essencial. No processo "Definir as Atividades", o pacote de trabalho da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é decomposto em atividades menores para permitir estimativas e controle mais precisos.
  • (F) Gerenciamento das Partes Interessadas: O objetivo é engajar os stakeholders e gerenciar suas expectativas. Jamais se deve incorporar todas as solicitações imediatamente; qualquer alteração no escopo deve passar pelo processo de "Realizar o Controle Integrado de Mudanças" para avaliar impactos em custo, tempo e qualidade.
  • (V) Gerenciamento da Qualidade: A área utiliza ferramentas como auditorias (no processo de Gerenciar a Qualidade) e inspeções (no processo de Controlar a Qualidade) para assegurar que as entregas estejam em conformidade com o que foi planejado.
  • (V) Gerenciamento de Custos: Esta assertiva resume perfeitamente os três processos principais: estimar quanto cada recurso custará, agregar esses custos para formar a linha de base (orçamento) e monitorar os gastos reais frente ao planejado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo