A Resolução Conama 303/2002 estabelece parâmetros, definiçõ...
A Resolução Conama 303/2002 estabelece parâmetros, definições e limites referentes às áreas de preservação permanente previstas nos artigos 2° e 3° da Lei 4.771/1965. Com base nessa resolução é correto afirmar, exceto:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do enunciado e legislação aplicável:
O tema central da questão são as Áreas de Preservação Permanente (APPs) tratadas pela Resolução CONAMA 303/2002, que detalha limites mínimos de proteção e características desses ambientes frágeis, fundamentais para candidatos ao cargo de biólogo.
Citação normativa:
A questão exige conhecimento específico dos artigos 2º e 3º da Resolução CONAMA 303/2002. Destacam-se:
- Art. 3º, IX, "a": " nas restingas: a) em faixa mínima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar máxima;"
- Art. 3º, X: "em manguezal, em toda a sua extensão;"
- Art. 3º, XI: "em duna;"
Explicação do erro da alternativa E (gabarito):
A alternativa E é incorreta porque restingas NÃO são totalmente APP. Somente uma faixa mínima de 300 metros a partir da linha de preamar máxima é protegida, conforme o Art. 3º, IX, "a". Já dunas e manguezais são protegidos em toda sua extensão (arts. 3º, X e XI).
Pegadinha: Mencionar que todas essas formações (dunas, restingas e manguezais) recebem igual proteção integral, quando cada qual possui regime próprio.
Justificativa das alternativas corretas:
- A — Correta: Art. 3º, inc. VII, proteção a áreas de refúgio ou reprodução de espécies ameaçadas.
- B — Correta: Art. 3º, II, faixa mínima de 50m ao redor de nascentes, incluindo intermitentes.
- C — Correta: Art. 3º, IV, faixa mínima de 50m ao redor de lagos/lagoas naturais em áreas rurais, até 20 hectares.
- D — Correta: Art. 3º, VI, proteção a locais de nidificação e reprodução de fauna silvestre/migratória.
Exemplo prático:
Em uma praia, a presença de restinga só será APP nos 300 metros a partir da preamar máxima. Fora disso, não há proteção automática por esta resolução.
Jurisprudência e doutrina:
O TRF5 confirma a proteção integral dos manguezais como APP ("Revista de Jurisprudência do TRF5, Edição 71, 2008"). Segundo Joel Niebuhr, restingas têm proteção parcial, reafirmando distinção essencial entre esses ambientes.
Estratégia de prova:
Leia atentamente termos absolutos como "toda a sua extensão", pois ocultam importantes exceções normativas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A área de preservação permanente de dunas, restingas e manguezais correspondem a toda a sua extensão.
Gabarito: Letra E, pois
(...)
IX - nas restingas:
a) em faixa mínima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar máxima;
(...)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo