O Estado de Mal Epilético (EME) corresponde a uma emergênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186290 Medicina
O Estado de Mal Epilético (EME) corresponde a uma emergência médica na qual a mortalidade e a morbidade neurológica estão intimamente relacionadas à precocidade e eficácia do tratamento. Assim, é fundamental que, além da crise em si, as repercussões e complicações sistêmicas decorrentes do EME sejam precocemente identificadas e controladas. Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao fármaco de primeira linha utilizado no tratamento: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O Estado de Mal Epiléptico (EME) é uma emergência médica pediátrica, definida por crises convulsivas contínuas ou recorrentes, sem recuperação da consciência, com duração superior a 5 minutos. O tratamento rápido visa prevenir lesão neurológica permanente e reduzir mortalidade.

Justificativa – Alternativa Correta (A):
Sem acesso venoso: Diazepam retal (0,5 mg/kg - dose máxima de 10 mg).
Segundo o protocolo do Hospital de São Francisco Xavier e do Ministério da Saúde: “SEM ACESSO EV: Diazepam retal 0,5 mg/kg máx. 10 mg.” O diazepam retal é o fármaco de primeira linha em situações de ausência de acesso venoso por sua absorção rápida e eficácia comprovada. Estudos e diretrizes nacionais recomendam essa conduta por ser segura e acessível em contexto de emergência, especialmente na pediatria.

Comentário Crítico das Alternativas Incorretas:

B) Fenitoína: Embora utilizada no controle do EME, a fenitoína não é o fármaco de primeira linha no início do atendimento. Ela deve ser empregada após insucesso dos benzodiazepínicos, devido ao seu perfil de efeitos adversos e administração intravenosa monitorada.

C) Midazolam 0,5 mg/kg (dose máxima de 20 mg) EV: Apesar do midazolam ser anticonvulsivante efetivo, a dose apresentada está incorreta. O uso de midazolam em EME pode ser indicado principalmente por via intranasal ou intramuscular, sendo menos comum a dose sugerida por via EV.

D) Valproato de sódio: Assim como a fenitoína, é medicação de segunda linha em EME, indicada quando não há resposta aos benzodiazepínicos. Além disso, não é a via retal e sim endovenosa e inclui considerações para crianças com suspeita de doença mitocondrial ou hepatopatias.

Pegadinhas e Estratégias de Prova: Questões como essa testam o conhecimento do fluxo clínico e das prioridades de atendimento. Atenção ao cenário do enunciado (“sem acesso venoso”) e à via de administração adequada. Pegadinhas comuns envolvem confundir drogas de primeira com segunda linha ou errar doses e vias.

Reforço Normativo: Segundo o Protocolo Nacional de Suporte Avançado de Vida, “na ausência de acesso venoso, administrar diazepam via retal na dose de 0,5 mg/kg, dose máxima de 10 mg.”

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A: Sem acesso venoso: diazepam retal (0,5 mg/kg - dose máxima de 10 mg). O Estado de Mal Epilético é uma emergência médica que deve ser tratada precocemente e de forma eficaz. O diazepam retal é um fármaco de primeira linha utilizado quando não há acesso venoso, pois sua absorção é rápida e eficaz. Ele age como um tranquilizante, suprimindo as convulsões e prevenindo a recorrência da crise. É importante destacar que, apesar da sua eficácia, ele deve ser utilizado com cautela em pacientes com doença respiratória, pois pode causar depressão respiratória.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo