Em relação aos modelos utilizados para auxiliar na decisão ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2284974 Engenharia de Produção
Em relação aos modelos utilizados para auxiliar na decisão referente à localização das instalações, considere as afirmativas a seguir:

I. O modelo do centro de gravidade pode ser utilizado quando se deseja estudar a localização de uma nova instalação, levando-se em conta as localizações já existentes das principais fontes de insumos e clientes que vão determinar os custos de transporte de captação de matérias-primas e distribuição de produtos acabados. O ponto geográfico encontrado a partir da aplicação do modelo correspondente ao “centro de gravidade” representa o ponto em que os custos com transportes são mínimos.
II. O modelo da ponderação qualitativa é utilizado para trabalhar com dados qualitativos dos possíveis locais alternativos pré-selecionados. É preciso identificar os fatores relevantes a partir de uma lista de critérios, que serão utilizados para avaliar as diversas opções de localização pré-selecionadas. Com atribuição de coordenadas cartesianas, o próximo passo consiste em aplicar uma grade sobre o mapa, que permita definir as localizações na grade por meio de um sistema de coordenadas cartesianas comum. A grade dispõe de uma coordenada horizontal e outra vertical que formam, juntas, um sistema de eixos ortogonais sobre o mapa da região estudada.
III. O modelo da análise “Custo x Lucro x Volume” (CLV) consiste em realizar uma análise para cada uma das alternativas de local pré-selecionado para a operação. Partindo-se da previsão da quantidade e do preço de vendas, é possível calcular o lucro ou margem de contribuição associada a cada alternativa de localização. A melhor decisão é a que proporciona o maior lucro. Essa análise pode ser feita de forma numérica ou de forma gráfica.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas