A contagem física e registro de todos os produtos e insumos...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - inventário de materiais.
1. Tema central da questão
O tema central é a gestão e controle físico dos estoques, um dos pilares da administração de materiais. Saber identificar os processos que envolvem a contagem e o registro dos itens armazenados é essencial tanto para evitar perdas quanto para tomar decisões corretas nas áreas de compras, produção e finanças.
2. Resumo teórico
Inventário de materiais consiste na contagem física e no registro detalhado de todos os produtos, insumos ou matérias-primas existentes em estoque. Esse procedimento pode ser periódico (anual, semestral) ou rotativo, garantindo a veracidade das informações do sistema e permitindo um melhor planejamento. É um controle fundamental e está previsto em manuais como o Manual de Administração de Materiais do Ministério da Economia e normas de auditoria.
3. Justificativa da alternativa correta
A alternativa D está correta porque o inventário é justamente o procedimento que envolve a conferência física e o registro dos itens do estoque. É um processo sistematizado, utilizado para conciliar o estoque real com o estoque registrado nos controles internos, prevenindo falhas, desvios e perdas.
4. Análise das alternativas incorretas
A - passivo de custo de uma empresa: Refere-se a dívidas ou obrigações financeiras, não ao processo de contagem ou controle físico de estoques.
B - credenciamento de estoque: Não existe esse conceito formal em administração de materiais.
C - almoxarifado de insumos: Almoxarifado é o local físico de armazenamento, não o procedimento de registro e contagem.
E - cadastro de credores: Trata-se do registro de fornecedores ou pessoas a quem a empresa deve, sem relação com o controle físico do estoque.
5. Estratégias de interpretação
Fique atento a palavras-chave como "contagem física" e "registro de produtos armazenados". Elas direcionam claramente para procedimentos de controle e conferência de estoque, o que caracteriza o inventário. Desconfie de termos genéricos ou que não são específicos da área de administração de materiais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB:D
D — inventário de materiais.
Inventário é a descrição detalhada, o levantamento minucioso de todos os bens, inclusive os que não estão mais em uso. Trata-se de um controle geral que se faz visando à manutenção e ao controle do patrimônio público.
No inventário consta a descrição do bem relacionado, o número de tombamento, a situação em que se encontra e onde se encontra.
O inventário é constituir base de dados dos bens, imóveis, máquinas ou equipamentos, para assegurar a característica, a confiança e a certeza dos bens e valores pertencentes, publicados nos balanços patrimoniais.
No inventário analítico, para a perfeita caracterização do material, figurarão:
a) descrição padronizada;
b) número de registro;
c) valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);
d) estado (bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);
e) outros elementos julgados necessários.
Gabarito D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo