Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamen...
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir.
Para uma psicoterapia _________ distância, é preciso que o paciente e o terapeuta possam se conectar ______ internet e que haja um espaço silencioso e privado ________ possam recorrer.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO INCORRETO
A DISTANCIA SÓ TEM CRASE SE VIER ESPECIFICADO!
Concordo, gabarito incorreto.
Distância indeterminada: Usa-se apenas a preposição "a", sem crase.
O verbo conectar rege (exige) principalmente as preposições "a" ou "com", seguidas pelo termo ou objeto que está sendo conectado.
o verbo recorrer rege a preposição a quando é usado no sentido de apelar, pedir ajuda ou socorrer-se de algo/alguém.
Só um adendo, se me permitem, no caso, de "à distância", será que foi craseado pelo simples fato de ser uma LOCUÇÃO ADVERBIAL FEMININA DE MODO ??
quando vc acha q aprendeu e vem uma banca e faz isso.
O uso do acento grave na expressão adverbial formada com substantivo feminino "à distância" é facultativo. Há gramáticos que defendem o uso do acento apenas quando a distância é determinada (casos da expressão "à distância de").
Porém, modernamente, mesmo sem ocorrer a crase (a união da preposição a com o artigo a), o acento grave é usado por motivos de clareza, como em outras expressões femininas: à força, à medida, à míngua, à mão, à noite, à tarde.
Gramaticalmente, então, está correto usar a distância ou à distância. Em casos em que há ambiguidade, porém, o uso do acento grave é obrigatório por questões de clareza.
A Secom recomenda o uso da forma à distância (craseado) em todos os casos.
As inscrições podem ser feitas na página da plataforma de ensino à distância Saberes.
O projeto de lei autoriza ainda a realização de provas à distância, de forma on-line ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro.
A Comissão de Assuntos Sociais pode votar nesta terça-feira (13/6) a regulamentação da telemedicina (PL 4.223/2021) para permitir o atendimento médico à distância.
A Lei 14.311, de 2022, prevê adaptação de atividades para o trabalho à distância para gestantes que ainda não tomaram todas as doses da vacina contra a covid-19.
Como dito acima, nos casos em que a distância é determinada (expressão à distância de), a crase ocorre e, assim, o acento é obrigatório:
As medidas apresentadas no projeto de lei têm como base as recomendações de segurança emitidas pela Sobrasa: Na piscina, manter a criança à distância de um braço, mesmo na presença de um guarda-vidas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo