“A glicólise é a principal via metabólica para a degradação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3155572 Farmácia
“A glicólise é a principal via metabólica para a degradação da glicose, gerando energia rapidamente mesmo na ausência de oxigênio” (Berg et al., 2015). Durante um exercício intenso, o NADH produzido na glicólise precisa ser reciclado para manter o fluxo da via. Nesse contexto, qual é o destino predominante do NADH no músculo em condições anaeróbias?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda um tema fundamental da Bioquímica, que é a glicólise, uma via metabólica essencial para a produção de energia a partir da glicose. Durante a glicólise, o NAD⁺ é reduzido a NADH. Para que a glicólise continue, especialmente em condições anaeróbias, o NADH precisa ser reciclado de volta a NAD⁺.

Alternativa correta: A - Reduz o ácido pirúvico a ácido lático, regenerando NAD⁺. Esta alternativa está correta porque, em condições anaeróbias, como durante um exercício intenso, o músculo converte o piruvato em lactato. Este processo, chamado de fermentação lática, utiliza o NADH para reduzir o piruvato a lactato, regenerando NAD⁺ e permitindo que a glicólise continue a gerar ATP rapidamente.

Análise das alternativas incorretas:

B - É oxidado no ciclo de Krebs, regenerando NAD⁺. Esta alternativa está incorreta porque o ciclo de Krebs ocorre em condições aeróbias, não anaeróbias, e dentro da mitocôndria. Em condições anaeróbias, o ciclo de Krebs não é o destino do NADH.

C - É utilizado para reduzir o oxigênio molecular na cadeia transportadora de elétrons. Esta opção está errada porque a cadeia transportadora de elétrons também requer oxigênio, o que não está presente em condições anaeróbias. Portanto, o NADH não pode ser oxidado na cadeia transportadora de elétrons nessas condições.

D - Permanece acumulado no citosol, limitando a glicólise. Embora o acúmulo de NADH possa ocorrer, o músculo utiliza a fermentação lática para evitar essa limitação, regenerando NAD⁺ e permitindo que a glicólise continue.

E - É convertido diretamente em ATP por fosforilação em nível de substrato. Esta alternativa está incorreta, pois o NADH não é convertido diretamente em ATP. A fosforilação em nível de substrato é uma forma diferente de gerar ATP durante a glicólise e não está diretamente ligada ao destino do NADH.

Em resumo, a compreensão dos destinos do NADH em condições anaeróbias é crucial para entender como o corpo mantém a produção de energia em situações de baixa disponibilidade de oxigênio.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo