Em relação à estrutura organizacional, é correto afirmar qu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
Tema central: A questão aborda descentralização organizacional, um conceito fundamental em Administração. Entender quando e por que descentralizar é essencial para quem se prepara para concursos na área.
Resumo teórico: A descentralização ocorre quando a autoridade para tomar decisões não fica concentrada apenas na alta administração, mas é distribuída para gestores de níveis médios e operacionais. Isso é recomendado quando a organização deseja maior rapidez nas decisões, motivação dos funcionários e desenvolvimento de lideranças nos diversos níveis. Referência: Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração.
Justificativa da alternativa correta: C – para encorajar o processo decisório de seus gestores alocados na baixa e na média administração. Ao descentralizar, a empresa valoriza a participação de gestores de diferentes níveis, tornando o processo mais ágil e desenvolvendo competências gerenciais. Isso incentiva o comprometimento e a motivação, pontos essenciais para o bom desempenho organizacional.
Análise das alternativas incorretas:
A – Afirma que a descentralização ocorre quando a carga de trabalho da alta administração é baixa/simples. Errado! Se a carga fosse baixa/simples, não haveria motivo para descentralizar.
B – Cita situações de celeridade no processo decisório. Impreciso! A descentralização busca a celeridade, mas não é exclusiva de situações que já são céleres, e sim para proporcioná-la.
D – Afirma que descentralizar visa menor participação e motivação dos gestores. Errado! O objetivo é justamente o oposto: aumentar participação e engajamento.
E – Diz que descentralizar serve para aumentar o controle. Incorreto! A descentralização reduz o controle central para dar autonomia aos gestores locais.
Dicas para interpretar questões assim: Procure palavras-chave como autonomia, participação, decisão. Cuidado com alternativas que apresentam consequências ou objetivos opostos ao conceito central — são as famosas “pegadinhas”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qual seria o erro da B?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo