Assinale a alternativa que apresenta a função da linguagem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3329248 Português
Pesquisador brasileiro pode ter encontrado novo planeta no Sistema Solar



Um estudo que foi publicado no final do ano passado, cujos principais autores são um pesquisador brasileiro e outro japonês, aponta a possibilidade de que haja um novo planeta em nosso Sistema Solar.


Os dois astrônomos, o brasileiro Patryk Sofia Lykawka, que hoje é professor na Universidade Kindai, no Japão, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, dizem que o planeta estaria localizado depois de Netuno, em uma região chamada de Cinturão de Kuiper.


"Prevemos a existência de um planeta similar à Terra e alguns outros objetos transnetúnicos (TNO, na sigla em inglês) em órbitas peculiares nos limites do Sistema Solar", escreveram os cientistas no trabalho publicado na revista The Astronomical Journal.


Os pesquisadores estudam o Cinturão de Kuiper, uma área localizada a cerca de 30 unidades astronômicas (a unidade astronômica equivale aproximadamente à distância da Terra ao Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros ou 8 minutos-luz) depois de Netuno, que abriga rochas geladas e planetas anões, como Plutão, Quaoar, Orcus e Makemake.


O suposto novo planeta seria de 1,5 a três vezes maior do que a Terra, bem maior que os planetas-anões localizados no Cinturão — mesmo Plutão, que já foi classificado como planeta no passado, tem apenas 18% do tamanho da Terra.


Antes que a existência de um novo planeta seja confirmada, os cientistas precisam encontrá-lo. Para isso, eles seguem estudando os objetos do Cinturão de Kuiper em busca de perturbações em suas órbitas que indiquem a presença de algum outro planeta maior.


"Baseados em extensas simulações do Sistema Solar externo, incluindo um hipotético planeta com massas semelhantes à da Terra (testei também várias órbitas para o planeta), obtive resultados que poderiam explicar as propriedades orbitais das populações do Cinturão de Kuiper distante. Isso sugere um papel vital desempenhado pelo planeta na formação do Cinturão de Kuiper", explicou Patryk, em entrevista à Unisinos — Universidade do Rio Grande do Sul na qual ele se formou em física e em matemática antes de se mudar para o Japão.


Para prosseguir com a pesquisa, Patryk pretende realizar novas simulações e aprimorar os resultados. "Assim, a massa e a órbita do planeta hipotético poderiam ser ainda mais refinadas", disse ele.


Retirado de: PINOTTI, Fernanda. Pesquisador brasileiro pode ter encontrado novo planeta no Sistema Solar. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/pesquisador-brasileiro-pode-ter-encontrado-novo-planetano-sistema-solar/ Acesso em: 26 fev., 2024.
Assinale a alternativa que apresenta a função da linguagem predominante no texto: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário – Função da Linguagem Predominante no Texto

Tema central: Funções da Linguagem, tópico frequente em provas de compreensão e interpretação de textos. Conhecer as funções da linguagem contribui para identificar o objetivo principal de diferentes textos, reforçando a habilidade de leitura crítica, essencial no cotidiano do cargo de Vigia.

Justificativa para a alternativa correta (A):

A alternativa A) Função denotativa, pois tem a função de informar o leitor está correta. No texto apresentado, a linguagem é empregada de maneira objetiva e imparcial, com o propósito de transmitir informações factuais sobre uma descoberta científica. Essa objetividade indica a predominância da função referencial (também chamada de denotativa ou informativa).

Conforme explica Celso Cunha e Lindley Cintra em "Nova Gramática do Português Contemporâneo", a função referencial é centrada no contexto e busca transmitir dados, fatos e conceitos, prezando pela clareza e impessoalidade.

Análise das alternativas incorretas:

  • B) Função emotiva: Incorreta. A função emotiva destaca emoções ou opiniões do emissor. No texto, não há expressão de sentimentos pessoais, mas apenas relato de fatos.
  • C) Função fática: Incorreta. O foco da função fática é estabelecer, testar ou manter o canal de comunicação (ex: "Alô!", "Oi!"). No texto não há esse objetivo.
  • D) Função metalinguística: Incorreta. A função metalinguística ocorre quando o texto reflete sobre a própria linguagem, como em definições de palavras. O texto fala de um acontecimento científico.
  • E) Função conativa: Incorreta. A função conativa busca influenciar ou convencer o leitor, frequente em propagandas e ordens. O texto não faz apelos nem exorta o leitor a agir.

Estratégias de prova: Sempre observe quem é o foco do texto (emissor, receptor, mensagem, canal, código, contexto). Busque pistas como impessoalidade, uso da terceira pessoa e linguagem literal para identificar a função referencial.

Conclusão: Reconhecer a função predominante da linguagem assegura boa interpretação e evita pegadinhas comuns em provas. Atenção especial à linguagem objetiva e ao propósito de informar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo