Em 2003, o Ministério da Educação, visando transformar
os sistemas de ensino em sistemas educacionais
inclusivos, que promovem um amplo processo de
formação de gestores e educadores nos municípios
brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos
à escolarização, a organização do atendimento
educacional especializado e a promoção da
acessibilidade, criou o seguinte programa: