A tecnologia de tratamento biológico aerado da parcela orgân...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o tratamento biológico aerado de resíduos sólidos.
Tema central da questão: O foco aqui é o tratamento biológico aerado da parcela orgânica dos resíduos sólidos, que busca transformar esses resíduos em um material mais estável e resistente, reduzindo seu volume. Esse conhecimento é fundamental para profissionais da engenharia ambiental e sanitária, pois lida com a destinação adequada de resíduos sólidos e a mitigação de impactos ambientais.
Alternativa correta: A alternativa correta é D - compostagem.
Justificativa:
A compostagem é um processo biológico aeróbico que converte resíduos orgânicos em um material estável, conhecido como composto. Durante o processo, microrganismos decompõem a matéria orgânica na presença de oxigênio, resultando em uma redução volumétrica significativa e produzindo um material rico em nutrientes para uso como fertilizante. Essa tecnologia é amplamente utilizada em iniciativas de gestão sustentável de resíduos, conforme descrito em literaturas e normas técnicas relevantes, como a NBR 14283 da ABNT.
Análise das alternativas incorretas:
A - condicionamento: O termo "condicionamento" refere-se a processos que preparam os resíduos para tratamento ou descarte, mas não é um método de tratamento biológico aerado.
B - biorreciclagem: Embora envolva a reciclagem biológica de materiais, a biorreciclagem não é um termo técnico amplamente reconhecido ou específico para o processo de compostagem.
C - incineração: Este é um método de tratamento térmico, não biológico, que envolve a combustão controlada de resíduos para reduzir seu volume e perigosidade, diferente da compostagem, que é um processo biológico.
E - disposição controlada: Refere-se ao depósito de resíduos em aterros sanitários, uma prática de disposição final, não de tratamento biológico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a COMPOSTAGEM como PROCESSO BIOLÓGICO AERÓBICO e controlado de transformação dos resíduos orgânicos, previamente triados, em resíduos estabilizados, com propriedades e características diferentes do material que lhe deu origem, cujo composto resultante terá uso definido por meio de estudo prévio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo