"Brasil lança campanha de combate a desertificação com secr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3415483 Português
"Brasil lança campanha de combate a desertificação com secretario da ONU." (Fonte: Dol.com / Data: 12.06.2024). Analise as alternativas seguintes sobre a reportagem e marque a Unica incorreta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão explora interpretação de texto, com ênfase em coesão e coerência textual, além de norma-padrão gramatical (grafia, concordância e uso de crase).

Justificativa da alternativa INCORRETA – Letra C:

A alternativa C apresenta dois problemas centrais:

  • Erro de ortografia: “zonas áreas” deveria ser “zonas áridas”, pois “árido” significa seco, sem umidade, o que faz sentido no contexto da desertificação. “Áreas” não corresponde semanticamente ao termo exigido na frase.
  • Erro de grafia em “pais”: o correto é “país”, com acento agudo, reforçando a necessidade de atenção à ortografia padrão.
  • Problema de coesão: O uso do símbolo “|” é inadequado em textos formais e, gramaticalmente, prejudica a fluidez e compreensão. Textos normativos e jornalísticos, conforme recomenda o Manual de Redação da Presidência da República, devem primar pela clareza e coesão.

Assim, C é a única INCORRETA porque fere ortografia, coesão textual e correspondência semântica – pontos fundamentais para uma interpretação fiel e gramaticalmente correta.

Análise das demais alternativas:

  • A – Redação e terminologia corretas, sem desvios de grafia ou sentido. Revela perfeita coesão.
  • B – Uso adequado da crase (“à Aliança”, “à Seca”), em conformidade com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Cunha & Cintra, e sentido lógico compatível com o tema.
  • D – Estrutura coesa, uso correto da crase, respeito à lógica textual. Expõe os objetivos da campanha sem erros gramaticais.

Orientações e estratégia:

Em questões de interpretação, atenção à ortografia, adequação vocabular e coesão é crucial. Cuidado com palavras semelhantes, erros sutis de digitação ou uso impróprio de símbolos. O uso correto da crase e a preocupação com a norma-padrão são diferenciais em cargos de magistério, especialmente para Professor – Libras, dada a necessidade de referência à língua portuguesa culta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo