A respeito de técnicas, táticas, operacionalização, planejam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104306 Segurança e Transporte

A respeito de técnicas, táticas, operacionalização, planejamento e execução de ações de segurança no âmbito da doutrina de proteção de dignitários e do gerenciamento de crise, julgue o próximo item. 


Na escolta a pé, a proteção em formação de pentágono favorece a observância dos quadrantes de vigilância por parte dos membros da equipe e, em caso de mudança de direção da autoridade, permite o rodízio de atribuições, sem exposição a riscos ou perigos desnecessários. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Certo.

PORÉM, não vi nenhum professor trazer uma explicação robusta sobre tal formação, pois não é uma tática convencionalmente documentada na doutrina de proteção de dignitários.

As formações mais comuns e amplamente utilizadas nas escoltas a pé incluem a formação em Linha; em "V"; em Cunha (ou "V" invertido), em Losango, que são eficazes para a proteção e mobilidade da equipe de segurança.

Todas são frequentemente empregadas pois proporcionam um bom grau de cobertura, permitindo que os escoltas se posicionem de maneira a formar barreiras ao redor do dignitário, com capacidade de reagir rapidamente a qualquer ameaça de diferentes direções.

A formação em Pentágono é ideal para situações que exigem uma cobertura ampla e equidistante, garantindo que a escolta mantenha proteção completa ao redor da pessoa ou grupo a ser protegido. Sua estrutura oferece tanto segurança em 360° quanto mobilidade, permitindo à equipe responder rapidamente a qualquer ameaça de forma coordenada. Essa formação é eficiente em ambientes dinâmicos, mas requer um bom nível de organização e comunicação entre os membros para ser bem-sucedida.

Questão surpreendeu muita gente inclusive a mim deixei em branco.

Não vi nos matérias conhecidos.

fui aprovado lá essa questão já colocaria umas posições a frente

Aí eu te pergunto: tem efetivo suficiente para montar essa formação? Nunca tem dois. Geralmente se usa um mosca.

Dizer que uma formação a pé é sem exposição a riscos é um pecado. Pode ter 38 agentes que o fato, por si só, de ser um deslocamento a pé, há riscos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo