A exemplo de “crescimento”, escrito corretamente com SC, ass...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1018725 Português

Os prefeitos de Timbó, Jorge Krüger, e de Indaial, André Moser, estão entre os gestores públicos catarinenses vencedores da etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. [...] A premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas locais que incentivem a formalização, o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social dos municípios. Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de 48 projetos, de 34 municípios, nas oito categorias. Os vencedores de cada uma delas irão concorrer na etapa nacional do prêmio, que será realizada no dia 5 de junho, em Brasília (DF). Os projetos finalistas receberam o “Selo Prefeito Empreendedor”. [...]

Disponível : https://ocp.news/politica/prefeitos-de-timbo-e-indaial-vencem-premio-sebrae-prefeito-empreendedor Acesso em: 30/abr/2019.[adaptado]

A exemplo de “crescimento”, escrito corretamente com SC, assinale a alternativa cuja lacuna também deve ser preenchida com SC:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Ortografia – uso das sequências “SC”, “SS”, “XC”, “C”. O objetivo é identificar a alternativa cujo preenchimento correto da lacuna é feito com “SC”, fundamentando-se em regras da norma-padrão da Língua Portuguesa.

Regra principal: Segundo gramáticos como Evanildo Bechara e Cunha & Cintra, a sequência SC ocorre em palavras de origem latina que mantêm o som /s/ antes das vogais “E” ou “I”, especialmente em radicais como “-c(e/i)nte” (“crescer”, “descendente”, “discente”). Já “SÇ” aparece em formas verbais de certos radicais, e “SS” ou “XC” seguem outras regras de formação.

Justificativa da alternativa correta:

E) di____entediscente.

Trata-se do termo correto para “aluno”, formado pelo prefixo “dis-” + radical “cente” (do latim “discens” – aquele que aprende), mantendo o “SC”. A grafia “discente” está conforme a norma-padrão. Mnemônico: Lembre-se: assim como “crescimento” e “descendente”, “discente” usa “SC” porque vem do latim com essa combinação fonética.

Análise das alternativas incorretas:

A) e___eção → A palavra correta é exceção (com “XC”), e não com “SC”. “XC” aparece devido à origem do radical latino “exceptio”.

B) do___ente → O termo correto é docente (com “C”). Não se utiliza “SC” aqui, porque não se trata de derivação latina com esse som antes de “E”.

C) anoite___er → O correto é anoitecer (com “C”). Não usa “SC”, pois vem do verbo “crescer”, mas o uso correto é só com “C”.

D) ace___ível → Escreve-se acessível (com “SS”), sequenciamento sonoro produzido pela duplicação do “S”, conforme a etimologia (“accessus”).

Dica para provas: Nas questões ortográficas, destaque o radical das palavras e lembre-se das origens latinas: muitas palavras ligadas a conhecimento ou crescimento usam “SC” antes de “E”/“I”. Atenção às pegadinhas! Palavras parecidas podem levar a erro se não analisarmos a etimologia e o radical.

Resumo: A regra essencial é reconhecer as sequências que compõem as palavras a partir de sua origem e estrutura. Entender radical e prefixo ajuda a não cair em armadilhas ortográficas!

Resposta correta: E) discente

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

A) eXCeção

B) doCente

C) anoiteCer

D) aceSSível

E) diSCente

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

GABARITO E

-discente: adjetivo de dois gêneros - que estuda; estudantil.

Pergunta assim é sempre bom escrever de ladinho na hora... Você vai lembrar facinho como se escreve a palavra! ;)

Oi, tudo bem?

Gabarito: E

Bons estudos!

-O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo